Palmas

Palmas tem redução na infestação do Aedes aegypti

O resultado do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) mostra que Palmas teve redução do índice de infestação predial pelo mosquito, vetor de doenças como dengue, zika e chikungunya. O levantamento foi realizado pelas equipes da Unidade de Controle de Vigilância de Zoonoses (UVCZ) da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) entre os dias 27 de junho e 1º de julho. 

Conforme as análises do LIRAa, Palmas obteve o índice de infestação predial de 0,3%. Segundo a UVCZ, quando o índice é inferior a 1%, indica que a Capital encontra-se em situação satisfatória e de baixo risco para transmissão de doenças pelo mosquito. No mesmo período do ano passado, o índice do LIRAa foi de 0,4%.

Conforme a UVCZ, contribuíram para o resultado do Liraa diversos fatores, mas o de maior relevância é o próprio período de estiagem. Contudo, as ações que vêm sendo executadas, a exemplo das visitas domiciliares, ingressos forçados e o uso do fumacê também somaram para este resultado. No entanto, a Semus reforça que embora o resultado esteja satisfatório é fundamental continuar com as ações de prevenção e de educação em saúde neste período não chuvoso  para evitar casos de epidemia.  

Auriman Cavalcante, gerente da UVCZ, salienta que  se faz necessária a participação de toda a população no controle das doenças transmitidas pelo Aedes. “Somente com a adoção pela população de práticas para a manutenção do ambiente domiciliar preservado da infestação do Aedes é que se pode controlar essas doenças”. 

Ele explica que o mosquito possui um ciclo de vida de aproximadamente dez dias que pode ser menor dependendo da temperatura e da quantidade de chuvas. “Logo, em dez dias mais ou menos, o mosquito pode passar por toda a metamorfose natural da sua espécie (ovo, larva, pupa e mosquito adulto) até chegar à fase adulta. Nessa fase é que ele pode dispersar as doenças”. 

O profissional ressalta que a população não deve descuidar das medidas que devem ser adotadas durante todo o ano para evitar a procriação do vetor. “Uma vistoria nos seus imóveis uma vez por semana para eliminar todos os possíveis focos do mosquito é uma atitude fundamental para enfrentarmos e combatermos o mosquito, isso leva apenas dez minutos do seu tempo”.  

O LIRAa

O LIRAa é uma pesquisa amostral realizada quatro vezes ao ano, tendo como finalidade fornecer informações de maneira rápida e oportuna permitindo o direcionamento das ações para áreas apontadas como críticas.  

Como contribuir para afastar o mosquito Aedes aegypti:

  • Evite usar pratos nos vasos de plantas. Se usar, coloque areia até a borda;
  • Guarde garrafas com o gargalo virado para baixo;
  • Mantenha lixeiras tampadas;
  • Deixe os tanques utilizados para armazenar água sempre vedados, sem qualquer abertura, principalmente as caixas d’água;
  • Plantas como bromélias devem ser evitadas, pois acumulam água.
  • Trate a água da piscina com cloro e limpe-a uma vez por semana;
  • Mantenha ralos fechados e desentupidos;
  • Lave com escova os potes de comida e de água dos animais, no mínimo uma vez por semana;
  • Retire a água acumulada em lajes;
  • Dê descarga, no mínimo uma vez por semana, em vasos sanitários pouco usados e mantenha a tampa sempre fechada;
  • Evite acumular entulho, pois podem se tornar criadouros do mosquito.

Redação

Recent Posts

Em debate sobre feminicídio, Professora Dorinha cobra mais políticas públicas e orçamento efetivo • Senadora Professora Dorinha

Durante a sessão de debates no Senado sobre as causas do aumento do feminicídio e…

27 segundos ago

Seminário do Sebrae prepara MPEs do Tocantins para desafios da gestão financeira | ASN Tocantins

No dia 16 de outubro, o Tocantins será sede do seminário inédito “Gestão Inteligente: Estratégias…

9 minutos ago

Com a entrega de 108 títulos, CGJUS abre 3ª Semana Nacional de Regularização Fundiária nas Serras Gerais

"Estou realizando um sonho que foi adiado por anos. Hoje tenho em mãos o documento…

12 minutos ago

Prefeitura de Palmas intensifica limpeza e revitalização de vias do distrito de Taquaruçu | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas intensifica limpeza e revitalização de vias do distrito de Taquaruçu Serviços de…

24 minutos ago

Em Palmas, Escola de Formação Permanente da Educação promove cursos para mais 300 servidores | Prefeitura Municipal de Palmas

Em Palmas, Escola de Formação Permanente da Educação promove cursos para mais 300 servidores Formações…

53 minutos ago

Senadores cobram legislação mais dura contra casos de feminicídio — Senado Notícias

Senadores debateram nesta terça-feira (26) estratégias para conter a alta no número de feminicídios no…

1 hora ago