Pontífice está internado desde quarta-feira, 29, com infecção respiratória; fontes do hospital afirmaram que é possível ele possa comandar a missa de 2 de abril, que abre a Semana Santa
O papa Francisco, de 86 anos, está melhor e voltou ao trabalho nesta quinta-feira, 30, informou o Vaticano, reduzindo as preocupações sobre o estado de saúde do líder da Igreja Católica. “Sua Santidade, o papa Francisco, descansou bem durante a noite. O quadro clínico melhora progressivamente, e os tratamentos previstos continuam. Esta manhã, depois do café da manhã, leu alguns jornais e voltou ao trabalho”, afirmou em um comunicado o porta-voz Matteo Bruni. O pontífice foi internado na terça-feira, 29, com infecção respiratória.
“Antes do almoço, ele foi à capela do apartamento privado (do hospital), onde se recolheu em oração e recebeu a eucaristia”, afirma o comunicado oficial. Os próximos compromissos do líder da Igreja Católica foram cancelados. O Vaticano informou que Francisco permanecerá hospitalizado por vários dias para receber tratamento. O anúncio de sua inesperada hospitalização provocou muitas perguntas sobre o estado de saúde do primeiro papa latino-americano da história. Desde 2022, o pontífice usa cadeira de rodas ou um bengala para conseguir andar – ele tem um problema no joelho direito, no qual optou, aconselhado por seus médicos, por não operar – e passou por uma delicada cirurgia de cólon em julho de 2021.
A artrite no joelho, doença para a qual não há informação oficial, piorou a saúde do argentino. Durante quase uma década, o mundo soube de seus diversos problemas de saúde pelo fato de sofrer de uma dor ciática crônica que o força a mancar, motivo pelo qual teve que renunciar a cerimônias oficiais em algumas ocasiões e adiar viagens. Contudo, aparentemente, ele deve comandar a missa que abre as celebrações da Semana Santa, que termina no dia 8 de abril. Fontes do hospital afirmaram que é possível que o pontífice possa comandar a missa de 2 de abril do Domingo de Ramos no Vaticano, “salvo imprevistos”. As cerimônias, no entanto, são longas e cansativas – como a Via Crúcis ao ar livre no Coliseu de Roma na Sexta-Feira Santa – para uma pessoa que passou vários dias internada. Francisco tem ainda uma viagem programada para a Hungria no fim de abril, à cidade de Budapeste, para acompanhar o encerramento de um Encontro Eucarístico Internacional.
*Com informação da AFP
Gurupi viveu, nesta segunda-feira (15/9), um dia histórico. Após mais de quatro décadas de espera,…
Prefeitura de Palmas realiza serviços de retirada de entulhos em regiões do Plano Diretor Sul…
Servidores da Prefeitura de Palmas concluem curso sobre Finanças Pessoais e Planejamento Financeiro Capacitação promovida…
Professora da rede municipal de Palmas produz obra literária infantil com ilustrações em estilo mangá…
Curso sobre elaboração do Plano Plurianual tem início com a participação de 40 servidores Formação…
Inscrições para processo seletivo do 1º Coral Juvenil da Fundação Cultural de Palmas são prorrogadas…