Categories: Estado

PL sobre recomposição salarial dos servidores do Judiciário aguarda votação do Legislativo


O Projeto de Lei nº 6/2023, que trata sobre a recomposição salarial dos servidores e servidoras do Poder Judiciário do Tocantins (PJTO), está na Assembleia Legislativa (Aleto) para votação. A proposta foi aprovada pelo pleno do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), no dia 7 de dezembro.

A recomposição salarial de 11,98% nos vencimentos e demais verbas remuneratórias dos servidores efetivos (as) – ativos, inativos e pensionistas – e comissionados (as) está relacionada à perda salarial causada pela conversão da moeda em URV (Unidade Real de Valor), conforme o art. 22 da Lei 8880, de maio de 1994.

A lei começa a valer assim que for aprovada pela Aleto, sancionada pelo Governo do Estado e publicada. A previsão é de que o valor seja incorporado em maio de 2024, mesmo período do reajuste da data-base.

Projeto de lei
A recomposição salarial é uma reivindicação antiga dos servidores do Judiciário tocantinense e já era discutida pelas gestões anteriores.  A proposta não causará prejuízos ao PJTO, já que todos os impactos financeiros estão previstos no orçamento, tanto para o ano em que entrará em vigor (2024) como para os dois seguintes, além disso, segue as orientações da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) que estabelece que a despesa com pessoal (Judiciário) não pode ultrapassar 6%.

Vale ressaltar que o projeto de lei está relacionado ao cumprimento da Meta nº 38 do Plano de Gestão 2023/2025 do TJTO que visa “instituir programa de humanização e valorização e humanização de servidores, servidoras, magistrados e magistradas”, além disso, promove a igualdade de tratamento e a segurança jurídica em relação à remuneração de todos os servidores do PJTO.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Familiares e comunidade escolar prestigiam primeiro desfile cívico do Cmei Amâncio de Moraes | Prefeitura Municipal de Palmas

Familiares e comunidade escolar prestigiam primeiro desfile cívico do Cmei Amâncio de Moraes Crianças atendidas…

22 minutos ago

Prefeitura de Palmas realiza 1ª reunião de grupo para fortalecer política habitacional | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas realiza 1ª reunião de grupo para fortalecer política habitacional GIPP objetiva articular…

49 minutos ago

Palmas recebe 2º Mutirão Pop Rua Jud com serviços gratuitos a pessoas em situação de rua e em vulnerabilidade socioeconômica nesta sexta-feira (12/9)

 Nesta sexta-feira (12/9), a Escola de Tempo Integral Almirante Tamandaré, na Arse 132 (1.306 Sul),…

13 horas ago

Augusta Brito é a nova procuradora especial da Mulher no Senado — Senado Notícias

A senadora Augusta Brito (PT-CE) assumiu o cargo de procuradora especial da Mulher na terça-feira…

14 horas ago

Presidente do TJTO coordena mesa de direito penal em congresso do STJ

Debater 152 propostas de enunciados em cinco eixos temáticos (direito público, direito privado, direito penal,…

14 horas ago

Estatais dizem que patrocínio ao esporte é estratégico e tem respaldo na lei – Notícias

10/09/2025 - 18:41   Renato Araújo/Câmara dos Deputados Assunto foi debatido na Comissão do Esporte…

15 horas ago