Categories: Estado

Plano Estadual ‘Pena Justa’ é entregue à Presidência do TJTO com foco na dignidade e reestruturação do sistema prisional


A presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargadora Maysa Vendramini Rosal, recebeu oficialmente, nesta segunda-feira (28/7), a minuta do Plano Estadual ‘Pena Justa’, documento estratégico com foco na dignidade e reestruturação do sistema prisional. A entrega foi feita durante reunião que contou com a presença de representantes do Judiciário e do Poder Executivo estadual.

Durante o encontro, a presidente destacou a responsabilidade compartilhada entre os Poderes e o papel ativo do Judiciário tocantinense na construção do documento:

“O Plano Estadual ‘Pena Justa’ é um instrumento muito importante para nós, certamente contribuirá para a melhoria das unidades prisionais, no Tocantins e em todo o Brasil”, afirmou a presidente do TJTO.

Estruturado em 226 metas distribuídas em cinco eixos estratégicos, o plano tocantinense propõe ações concretas para o ‘Controle da entrada e da ocupação das vagas no sistema prisional’; ‘Melhoria da ambiência, dos serviços prestados e da infraestrutura das unidades’; ‘Aprimoramento dos processos de saída da prisão e da reintegração social’; ‘Adoção de políticas que evitem a repetição das violações estruturais já reconhecidas’; e ‘Justiça racial’.

A construção do Plano foi marcada por escuta social, com a realização de audiências públicas, consulta pública, diagnóstico técnico da situação prisional tocantinense e análises produzidas pelas Câmaras Temáticas do Comitê Estadual de Políticas Penais.

Entre os principais desafios e pontos abordados no documento estão: a necessidade de qualificação das vagas prisionais, a efetiva separação entre presos provisórios e condenados e a implantação dos Escritórios Sociais, espaços de acolhimento e orientação voltados a egressos do sistema prisional e seus familiares, com foco na reinserção por meio de educação, qualificação profissional e acesso a políticas públicas.

O desembargador João Rodrigues Filho, supervisor do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e de Execução de Medidas Socioeducativas (GMF/TJTO), enfatizou o caráter transformador do plano:

“O Pena Justa nasceu a partir de uma recomendação do CNJ, respaldada por julgamento do STF. O Tocantins é o segundo estado a concluir o plano geral. O objetivo central é devolver dignidade a quem passou pelo sistema, construindo caminhos para a reintegração e a redução da reincidência”, afirmou o desembargador.

Também presente na reunião, o secretário de Cidadania e Justiça do Tocantins, Nilomar dos Santos Farias, reforçou a importância da atuação conjunta dos Poderes na implementação das medidas:

“A parceria com o Tribunal de Justiça é essencial para garantir o fortalecimento das políticas públicas voltadas à população carcerária”, ressaltou.

O Plano Estadual Pena Justa do Tocantins foi elaborado pelo GMF/TJTO, com apoio técnico do Comitê Estadual de Políticas Penais, de órgãos do sistema de justiça e da sociedade civil.

A próxima etapa será a apresentação oficial ao governador do Estado, Wanderlei Barbosa, prevista para a próxima semana. Em seguida, até o dia 11 de agosto, o documento será enviado ao CNJ para análise e homologação, com apoio técnico do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e de Execução de Medidas Socioeducativas (DMF/CNJ) e dos Núcleos de Processos Estruturais e Complexos.

O prazo para execução do Plano Estadual Pena Justa é de três anos, com a realização de reportes semestrais de informações ao STF, sendo que o primeiro já foi realizado no dia 10/07.


Também participaram da reunião a vice-presidente do TJTO, desembargadora Jacqueline Adorno; o juiz auxiliar da Presidência, Arióstenis Guimarães Vieira; o diretor-geral, Francisco Cardoso; o coordenador do GMF/TJTO e do Comitê Estadual de Políticas Penais (CPP), juiz Eustáquio de Melo; a chefe de gabinete, Lívia Guimarães; e a escrivã judicial e gerente de serviços do GMF/TJTO, Cláudia Rodrigues Chaves. Representando o Executivo, estiveram presentes o superintendente de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional, Marconi Cardoso Nestor Pereira; o diretor de Administração e Operações do Sistema Penitenciário e Prisional, Leandro Monteiro da Silva Neto; e o gerente de Alternativas Penais, Thiago Sabino.

 



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Espetáculo ‘Abrigo’ encerra a programação da Semana pela Vida realizada pelo Cmei Ana Luíza, em Taquaruçu | Prefeitura Municipal de Palmas

Espetáculo ‘Abrigo’ encerra a programação da Semana pela Vida realizada pelo Cmei Ana Luíza, em…

17 horas ago

Projeto ‘Conexões de Aprendizagem’ promove integração entre as escolas com vistas ao Ideb 2025 | Prefeitura Municipal de Palmas

Projeto ‘Conexões de Aprendizagem’ promove integração entre as escolas com vistas ao Ideb 2025 Encontros…

18 horas ago

Prefeitura de Palmas realiza sorteio dos 56 boxes da Área de Comércio Popular de Taquaralto | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas realiza sorteio dos 56 boxes da Área de Comércio Popular de Taquaralto…

22 horas ago

Educação de Jovens e Adultos promove aprendizado e socialização para idosos de Palmas | Prefeitura Municipal de Palmas

Educação de Jovens e Adultos promove aprendizado e socialização para idosos de Palmas Além da…

23 horas ago

Inscrições para o processo de escolha de diretores das escolas de Palmas começam na segunda-feira, 15 | Prefeitura Municipal de Palmas

Inscrições para o processo de escolha de diretores das escolas de Palmas começam na segunda-feira,…

23 horas ago

Casamento Comunitário de 110 casais marca encerramento do Pop Rua Jud

O sim ecoou na quadra poliesportiva da Escola de Tempo Integral Almirante Tamandaré, na noite…

1 dia ago