Visando atender adolescentes em conflito com a lei, o Núcleo de Atendimento Integrado de Palmas (NAI) foi inaugurado pela Prefeitura da Capital nesta quarta-feira, 10. Integrando a estrutura do Núcleo desde o mês de outubro de 2022, o Ministério Público do Tocantins (MPTO) prestigiou o evento e elogiou a ação de agrupar, em um mesmo local, diferentes serviços de atendimento e acolhimento especializado aos adolescentes envolvidos em ato infracional, o que está previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente.
“Existe uma rede integrada de atuação que começa lá na Polícia Civil, com o registro do boletim de ocorrência circunstanciada, segue com o encaminhamento do adolescente ao Ministério Público, que faz o atendimento previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente, e nos casos em que não há violência ou reiteração infracional, nós concedemos a remição, com início do cumprimento da medida cabível imediatamente”, explica o Promotor de Justiça André Ricardo Fonseca, que é titular da 20ª Promotoria de Justiça, com atuação na área da infância e juventude, instalada no local.
Segundo o promotor, após ser atendido no MPTO, no mesmo dia, este adolescente já é recebido pelo juiz da infância e juventude, que também está no NAI. “Essa remição é homologada e ele já sai em cumprimento da medida de prestação de serviço à comunidade ou liberdade assistida, já passando no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), que também tem uma unidade aqui dentro”, complementa o promotor de justiça.
O NAI é subdividido em diferentes áreas. Na estrutura destinada ao Sistema de Justiça, além da Promotoria de Justiça e do Juizado da Infância e Juventude, há o atendimento da Defensoria Pública de Palmas. O Núcleo também prestará serviços da área de cidadania e justiça do Estado, da saúde e assistência social do município e da delegacia especializada.
Serviços
Também estão presentes no NAI a Delegacia de Apuração de Ato Infracional, Delegacias de Proteção à Criança e ao Adolescente, Conselho Tutelar, Atendimento Psicossocial, Atendimento às Medidas em Meio Aberto, Atendimento às Medidas de Internação Provisória; Desenvolvimento Social, Educação, Esporte, Cultura e outros parceiros necessários ao acolhimento e direcionamento de adolescentes em conflito com a lei.
São mais de 2.500 metros quadrados de área construída, localizada na quadra 802 Sul, na Capital.
Texto: Daianne Fernandes – Ascom MPTO
Prefeitura de Palmas promove encontro formativo para supervisores e orientadores da Educação Infantil Principal objetivo…
A senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO) é relatora do PLN 1/2025, proposta do Poder Executivo…
Prefeitura de Palmas disponibiliza novo autoteste de HIV na rede de saúde Testes estão disponíveis…
A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou nesta quarta-feira (29) projeto de lei que cria…
Prefeitura promove programação em secretarias em comemoração pelo Dia do Servidor Semana do Servidor Público…
Palestra na Escola Jorge Amado orienta alunas sobre prevenção ao câncer de mama Encontro com…