Categories: Estado

Portal do Ministério Público do Estado do Tocantins


Com o intuito de fortalecer o combate à violência contra a mulher em Araguaína, o Ministério Público do Tocantins (MPTO), por intermédio da 11ª Promotoria de Justiça da cidade, promoveu, neste mês, encontros com a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) e o Instituto Médico Legal (IML) local. O foco dessas reuniões foi alinhar estratégias que possam aprimorar a investigação e o atendimento às vítimas de violência doméstica no município.

O promotor de Justiça em exercício naquela promotoria, Matheus Eurico Borges Carneiro, esclarece que as propostas de aprimoramento apresentadas têm como objetivo melhorar a fase de investigação, com vistas a assegurar a responsabilização daqueles que praticam violência doméstica. “Nosso intento é colaborar e contribuir com nossa expertise nesse tipo de atuação. Os procedimentos realizados na delegacia e no IML são essenciais para apoiar o MPTO em sua missão de defesa dos direitos dos cidadãos e, especialmente, das vítimas”, destaca o promotor.

Durante as discussões, foram abordados diversos pontos fundamentais, como a inclusão de fotos das lesões nos laudos periciais, a importância de detalhar os laudos com informações sobre a causa das lesões, a realização da Certidão de Preservação Digital para assegurar a validade das provas digitais, a atualização de endereços e telefones nos boletins de ocorrência, a garantia de que todos os documentos sejam legíveis e completos, a busca por métodos mais eficazes para ouvir testemunhas e a integração de sistemas que compilam estatísticas sobre os crimes de violência doméstica.

A promotoria destaca a significância da participação ativa da sociedade na batalha contra a violência doméstica. É imprescindível que as vítimas denunciem os abusos e que as pessoas se envolvam na prevenção da violência. Além disso, o promotor reconhece o grande esforço da DEAM e do IML, que sempre atuam de modo a evitar a revitimização das vítimas e fortalecer o sistema de justiça.

Os encontros foram realizados com a delegada especializada no atendimento à mulher de Araguaína, Ana Maria Barros Varjal, e com a chefe do 2° Núcleo Regional de Perícia Criminal do município, Elizete Machado dos Santos Júnior.





FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Prefeitura de Palmas promoverá consultoria financeira para empreendedores que receberam crédito da instituição | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas promoverá consultoria financeira para empreendedores que receberam crédito da instituição Inscrições são…

18 horas ago

Eduardo Siqueira Campos acende iluminação natalina de Palmas e conduz passeio ciclístico na abertura da programação | Prefeitura Municipal de Palmas

Eduardo Siqueira Campos acende iluminação natalina de Palmas e conduz passeio ciclístico na abertura da…

19 horas ago

Vidas transformadas pela força da Justiça

A infância de Maria Tereza foi, por muito tempo, medida na ponta de um dedo.…

1 dia ago

TJTO reforça acesso público ao PlanJud, Sistema Eletrônico de Cálculos Judiciais

O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) reforça a disponibilidade do Sistema de Atualização de…

1 dia ago

Prefeitura de Palmas promove ação sobre diversidade e cultura no Cras Xerente | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas promove ação sobre diversidade e cultura no Cras Xerente Evento comunitário foi…

1 dia ago

Judiciário do Tocantins funcionará em regime de plantão no Dia da Justiça (8/12)

O expediente no Poder Judiciário do Tocantins estará suspenso, nesta segunda-feira (8/12), data em que…

1 dia ago