Categories: Estado

Portal do Ministério Público do Estado do Tocantins


Com o intuito de fortalecer o combate à violência contra a mulher em Araguaína, o Ministério Público do Tocantins (MPTO), por intermédio da 11ª Promotoria de Justiça da cidade, promoveu, neste mês, encontros com a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) e o Instituto Médico Legal (IML) local. O foco dessas reuniões foi alinhar estratégias que possam aprimorar a investigação e o atendimento às vítimas de violência doméstica no município.

O promotor de Justiça em exercício naquela promotoria, Matheus Eurico Borges Carneiro, esclarece que as propostas de aprimoramento apresentadas têm como objetivo melhorar a fase de investigação, com vistas a assegurar a responsabilização daqueles que praticam violência doméstica. “Nosso intento é colaborar e contribuir com nossa expertise nesse tipo de atuação. Os procedimentos realizados na delegacia e no IML são essenciais para apoiar o MPTO em sua missão de defesa dos direitos dos cidadãos e, especialmente, das vítimas”, destaca o promotor.

Durante as discussões, foram abordados diversos pontos fundamentais, como a inclusão de fotos das lesões nos laudos periciais, a importância de detalhar os laudos com informações sobre a causa das lesões, a realização da Certidão de Preservação Digital para assegurar a validade das provas digitais, a atualização de endereços e telefones nos boletins de ocorrência, a garantia de que todos os documentos sejam legíveis e completos, a busca por métodos mais eficazes para ouvir testemunhas e a integração de sistemas que compilam estatísticas sobre os crimes de violência doméstica.

A promotoria destaca a significância da participação ativa da sociedade na batalha contra a violência doméstica. É imprescindível que as vítimas denunciem os abusos e que as pessoas se envolvam na prevenção da violência. Além disso, o promotor reconhece o grande esforço da DEAM e do IML, que sempre atuam de modo a evitar a revitimização das vítimas e fortalecer o sistema de justiça.

Os encontros foram realizados com a delegada especializada no atendimento à mulher de Araguaína, Ana Maria Barros Varjal, e com a chefe do 2° Núcleo Regional de Perícia Criminal do município, Elizete Machado dos Santos Júnior.





FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Quilombolas do Jalapão têm acesso a serviços de saúde e cidadania durante o mutirão do TJTO e da Justiça Federal

“Eu ia gastar mais de R$ 5 mil para ir até Barreiras, na Bahia, para…

29 minutos ago

Acordo homologado pelo TJTO encerra disputa judicial de quase dez anos

Um acordo homologado pela 5ª Turma da 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do…

2 horas ago

Comunicado- UPA Norte passará por manutenção na rede elétrica | Prefeitura Municipal de Palmas

Comunicado- UPA Norte passará por manutenção na rede elétrica Unidade passará por manutenção emergencial nesta…

2 horas ago

Inscrições abertas para vaga de membro no Conselho Nacional do Ministério Público

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) abriu inscrições para magistrados interessados em concorrer a uma…

3 horas ago

Em Araguaína, TJTO inicia cronograma de capacitação sobre novo módulo automatizado de locomoção no eproc

Mais de 120 servidores(as) e oficiais de Justiça da Comarca de Araguaína participam, nesta semana,…

4 horas ago

Câmara aprova projeto que exige uso de linguagem simples na comunicação de órgãos públicos – Notícias

21/10/2025 - 20:10   •   Atualizado em 21/10/2025 - 20:27 Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados…

4 horas ago