Categories: Estado

Portal do Ministério Público do Estado do Tocantins


O Ministério Público do Tocantins (MPTO) promoveu na manhã desta quinta-feira, 11, reunião com o Tribunal de Justiça para debater ações e iniciativas que têm o objetivo de combater a violência e fomentar a cultura da paz no ambiente escolar.

Na oportunidade, foram debatidos alguns termos de um protocolo de ação conjunta que deve ser assinado entre o MPTO, a União dos Dirigentes Municipais da Educação, as secretarias de Estado da Segurança Pública, Cidadania e Justiça e de Saúde, a Associação Tocantinense dos Conselheiros Tutelares, os conselhos Estadual e Municipal da Educação, a PM, o Sindicato das Escolas Particulares do TO e o Tribunal de Justiça.

O documento estabelecerá uma série de medidas para coibir a violência nas escolas, dentre as quais, a qualificação de professores e gestores em relação ao tema e fortalecimento da rede de proteção à criança e ao adolescente para uma atuação preventiva.

A reunião foi conduzida pela servidora Adelaide Gomes de Araújo Franco, da 10ª Promotoria de Justiça da Capital, que abordou a viabilidade da oferta de cursos sobre o tema para professores, sugestão que foi prontamente acatada pela diretora-geral do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional – Escola Superior do Ministério Público (Cesaf/ESMP), procuradora de Justiça Vera Nilva Álvares Rocha Lira, que colocou a Escola à disposição das instituições para viabilizar as capacitações no formato online.

Também participaram da reunião o chefe do departamento de Planejamento e Gestão (Deplan) do MPTO, João Ricardo de Araújo Silva, e os servidores Marcos Conceição da Silva e Eline Nunes Carneiro, ambos da Deplan; a secretária do Cesaf/ESMP, Keila Fernandes Santos; Andreia Alves da Carvalho, da 20ª Promotoria de Justiça da Capital; e João Anselmo Caldeira Vieira e Maria Margarete Marques Beber, do Tribunal de Justiça.

Articulação

O MPTO tem debatido a questão e dialogado com as demais autoridades de forma constante. Na semana passada, os promotores de Justiça Benedicto Guedes e André Ricardo Carvalho participaram de uma audiência pública, na Assembleia Legislativa, que discutiu soluções para enfrentar o problema.

No final de abril, as instituições que irão compor o “Comitê Gestor Intersetorial para o Combate à Violência em Ambiente Escolar”, criado após proposta do MPTO, reuniram-se para tratar sobre as atribuições de cada órgão participante.

No dia 11 de abril, uma outra reunião havia sido realizada com representantes do MPTO, do Sindicato das Escolas Particulares e do Tribunal de Justiça, para discutir a questão. (Texto: João Pedrini/MPTO)





FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Curso online do TJRS sobre alterações nas regras de processamento e de pagamento de precatórios está disponível para acesso

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJRS) promove, em parceria…

18 horas ago

TJTO realiza oficina interinstitucional de formação masculina para prevenção da violência doméstica em Araguatins

Na quinta-feira (4/2), o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) realizou, na sede do Fórum…

19 horas ago

Membros da Rede TO Sustentável aprovam Plano de Ação 2026 e proposta do VI Seminário de Gestão Socioambiental em primeira reunião do ano

Integrantes da Rede TO Sustentável promoveram a primeira reunião do ano, na manhã desta sexta-feira…

20 horas ago

Lideranças nacionais do Sebrae visitam Palmas para alinhar governança e fortalecer pequenos negócios | ASN Tocantins

O Sebrae Tocantins recebeu nesta sexta-feira, 06, em Palmas, a visita institucional do presidente do…

21 horas ago

Acusado de tentar matar homem com tijolada é condenado a nove anos de prisão em Araguaína em sessão do Tribunal do Júri

O Conselho de Sentença da 1ª Vara Criminal da Comarca de Araguaína condenou Adnilson Barbosa…

21 horas ago

Governador Wanderlei Barbosa visita o Sebrae Tocantins e destaca fortalecimento dos pequenos negócios no Estado | ASN Tocantins

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, visitou o Sebrae Tocantins na manhã desta sexta-feira, 7,…

21 horas ago