Mês dedicado à conscientização sobre violência doméstica e familiar, o Agosto Lilás iniciou em Palmas com ações de sensibilização sobre o tema. Os eventos foram prestigiados pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO), reforçando o compromisso da instituição com a construção de uma sociedade mais igualitária e com mais respeito às mulheres.
Na Praça dos Girassóis, em frente ao Memorial Coluna Prestes, a promotora de Justiça Cynthia Assis de Paula, coordenadora do Centro de Apoio Operacional do Consumidor, da Cidadania, dos Direitos Humanos e da Mulher (Caoccid), participou de uma mobilização promovida pela Secretaria de Estado da Mulher (SecMulher) com o tema “Não se Cale! Levante a Mão e Diga Não!” ; e destacou a importância de fomentar o diálogo e a parceria entre as instituições para o enfrentamento da violência contra a mulher. “Só com a união de esforços, vamos mudar esta realidade”, destacou.
No evento foi lançada a 1ª edição da Cartilha da Ouvidoria da Mulher do Estado, com informações essenciais sobre os direitos das vítimas e os canais de denúncia disponíveis à população. Também foi realizada uma apresentação de defesa pessoal e uma caminhada pela praça com o objetivo de promover a conscientização e prevenção da violência contra a mulher.
Evento municipal
Para marcar a adesão da capital tocantinense à mobilização nacional de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, a Prefeitura de Palmas lançou a campanha “A Luta da Mulher é de Todos – Você Faz a Diferença”. A intenção, é conscientizar as pessoas de que a violência cometida contra a mulher extrapola o limite pessoal, atingindo toda a família , e repercute de forma negativa por toda a vida.
As promotoras de Justiça Munique Teixeira Vaz, coordenadora do Núcleo Maria da Penha, e Weruska Rezende Fuso participaram da cerimônia realizada em frente ao prédio Buriti que foi iluminado na cor lilás em referência à campanha. O acendimento das luzes lilás também ocorreu no Paço Municipal na Avenida JK, no Centro de Referência Flor de Lis e no Parque Cesamar.
As autoridades presentes também soltaram balões lilás em memória das mulheres vítimas de feminicídio neste ano no Tocantins. A cerimônia contou com a participação da prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro; da representante do Ministério da Mulher Simone Souza; de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Tocantins (OAB-TO); polícia militar e corpo de bombeiros, dentre outras autoridades.
(Texto: Daianne Fernandes – Ascom MPTO)
Promover o acesso à cultura, estimular o pensamento crítico e fortalecer o processo de reintegração…
A juíza da 3ª Vara de Execução Penal de Gurupi, Odete Batista Dias Almeida, fez…
Sentença do juiz Luatom Bezerra Adelino de Lima, da comarca de Filadélfia, publicada nesta sexta-feira…
Prefeito Carlos Velozo e deputado Dr. Danilo Alencar discutem parceria para zerar filas de cirurgias…
Após 30 dias de reabertura, restaurantes comunitários de Palmas serviram mais de 54 mil refeições…
Palmas integra instâncias nacionais de articulação das políticas públicas LGBTQIAPN+ Município passa a compor a…