Categories: Estado

Portal do Ministério Público do Estado do Tocantins


Retirada da ciclovia, implantação de mais semáforos e a transformação da avenida em via única foram algumas das propostas mais debatidas durante audiência pública realizada pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO) sobre problemas no trânsito da avenida Tocantins, no bairro Taquaralto, em Palmas.

Diretamente afetados por qualquer mudança ou problema que envolva a avenida, comerciantes e moradores da região pontuaram quais soluções seriam as melhores. Apesar de não concordarem em alguns aspectos, a pluralidade de opinião foi benéfica para todos, já que segundo a promotora de Justiça  Kátia Gallieta, os apectos apresentados por cada um formam um quadro diverso e colaborativo  para que as propostas sejam benéficas a todos. “Após essa audiência, a prefeitura deve finalizar a proposta de projeto para a região e realizar uma nova audiência pública para apresentar à comunidade”, disse. 

A Proposta do Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Palmas (Ipup) é de que a avenida tenha um único sentido, transferindo o sentido contrário para uma via paralela. Há ainda novas rotas para o escoamento do trânsito, por exemplo de quem vem de Taquaruçu, entre outras mudanças. 

Alguns moradores aplaudiram a possibilidade de que a avenida também ganhe mais espaço para arborização, calçadas padronizadas e acessibilidade. “Taquaralto não é o mesmo de 10 anos atrás e nem será o mesmo daqui a 10 anos. É preciso planejamento.”, pontuou o professor  Antoniel de Oliveira. “Precisamos de um ambiente agradável e seguro. Somos moradores e potenciais consumidores. Por isso sugerimos um projeto com acessibilidade, arborização, calçadas padronizadas e estacionamento. Por isso concordo com uma avenida de mão única, com o fluxo sendo dividido em vias paralelas” complementou.

A audiência também contou com participação de deputados, vereadores e representantes de diversas associações de moradores e comerciantes. A prefeitura de Palmas também distribuiu um questionário para ser preenchido e devolvido, a fim de contribuir com o planejamento. O poder municipal também deve realizar, dentro das ações do Plano de Mobilidade Urbana, uma reunião para tratar do planejamento do trânsito naquela região. O evento deve ser realizado ainda este mês e será informado à população.

Texto: Daianne FernandesAscom MPTO





FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

TJTO realiza reunião de abertura do projeto JUS em Ação nas comarcas de Wanderlândia e Itaguatins

O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) realizou, nesta terça-feira (4/11), reuniões virtuais com as…

3 horas ago

Mutirão Fiscal de Porto Nacional segue até sexta-feira (7/11)

O Mutirão Fiscal de Porto Nacional teve início nesta segunda-feira (3/11) com a abertura oficial…

4 horas ago

TJTO abre inscrições para o 2º Prêmio Selo Verde com foco nas boas práticas sustentáveis

Estão abertas até o dia 14 de novembro as inscrições para a segunda edição do…

5 horas ago

Comissões de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio do TJTO apresentam novo fluxo de trabalho para melhor acolhimento às vítimas

As Comissões de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio e à Discriminação do Tribunal de Justiça…

6 horas ago

Saúde de Palmas registra mais de mil casos de sífilis neste ano na Capital | Prefeitura Municipal de Palmas

Saúde de Palmas registra mais de mil casos de sífilis neste ano na Capital Prefeitura…

7 horas ago

Tocantins pauta 58 julgamentos de crimes contra a vida e supera em 41% mutirão do ano passado

O Poder Judiciário do Tocantins tem agendadas 58 sessões do Tribunal do Júri para novembro…

7 horas ago