Categories: Estado

Portal do Ministério Público do Estado do Tocantins


Retirada da ciclovia, implantação de mais semáforos e a transformação da avenida em via única foram algumas das propostas mais debatidas durante audiência pública realizada pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO) sobre problemas no trânsito da avenida Tocantins, no bairro Taquaralto, em Palmas.

Diretamente afetados por qualquer mudança ou problema que envolva a avenida, comerciantes e moradores da região pontuaram quais soluções seriam as melhores. Apesar de não concordarem em alguns aspectos, a pluralidade de opinião foi benéfica para todos, já que segundo a promotora de Justiça  Kátia Gallieta, os apectos apresentados por cada um formam um quadro diverso e colaborativo  para que as propostas sejam benéficas a todos. “Após essa audiência, a prefeitura deve finalizar a proposta de projeto para a região e realizar uma nova audiência pública para apresentar à comunidade”, disse. 

A Proposta do Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Palmas (Ipup) é de que a avenida tenha um único sentido, transferindo o sentido contrário para uma via paralela. Há ainda novas rotas para o escoamento do trânsito, por exemplo de quem vem de Taquaruçu, entre outras mudanças. 

Alguns moradores aplaudiram a possibilidade de que a avenida também ganhe mais espaço para arborização, calçadas padronizadas e acessibilidade. “Taquaralto não é o mesmo de 10 anos atrás e nem será o mesmo daqui a 10 anos. É preciso planejamento.”, pontuou o professor  Antoniel de Oliveira. “Precisamos de um ambiente agradável e seguro. Somos moradores e potenciais consumidores. Por isso sugerimos um projeto com acessibilidade, arborização, calçadas padronizadas e estacionamento. Por isso concordo com uma avenida de mão única, com o fluxo sendo dividido em vias paralelas” complementou.

A audiência também contou com participação de deputados, vereadores e representantes de diversas associações de moradores e comerciantes. A prefeitura de Palmas também distribuiu um questionário para ser preenchido e devolvido, a fim de contribuir com o planejamento. O poder municipal também deve realizar, dentro das ações do Plano de Mobilidade Urbana, uma reunião para tratar do planejamento do trânsito naquela região. O evento deve ser realizado ainda este mês e será informado à população.

Texto: Daianne FernandesAscom MPTO





FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Curso online do TJRS sobre alterações nas regras de processamento e de pagamento de precatórios está disponível para acesso

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJRS) promove, em parceria…

20 horas ago

TJTO realiza oficina interinstitucional de formação masculina para prevenção da violência doméstica em Araguatins

Na quinta-feira (4/2), o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) realizou, na sede do Fórum…

21 horas ago

Membros da Rede TO Sustentável aprovam Plano de Ação 2026 e proposta do VI Seminário de Gestão Socioambiental em primeira reunião do ano

Integrantes da Rede TO Sustentável promoveram a primeira reunião do ano, na manhã desta sexta-feira…

22 horas ago

Lideranças nacionais do Sebrae visitam Palmas para alinhar governança e fortalecer pequenos negócios | ASN Tocantins

O Sebrae Tocantins recebeu nesta sexta-feira, 06, em Palmas, a visita institucional do presidente do…

22 horas ago

Acusado de tentar matar homem com tijolada é condenado a nove anos de prisão em Araguaína em sessão do Tribunal do Júri

O Conselho de Sentença da 1ª Vara Criminal da Comarca de Araguaína condenou Adnilson Barbosa…

23 horas ago

Governador Wanderlei Barbosa visita o Sebrae Tocantins e destaca fortalecimento dos pequenos negócios no Estado | ASN Tocantins

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, visitou o Sebrae Tocantins na manhã desta sexta-feira, 7,…

23 horas ago