Nesta terça-feira, 20, o Ministério Público do Tocantins (MPTO) abriu suas portas para mais uma edição do projeto “Saber MP – Democratizando o Conhecimento”, que reuniu acadêmicos do 2º e 7º período do curso de direito do Centro Universitário Católica do Tocantins (Unicatólica), em uma tarde de troca de experiências e aprendizado.
O chefe de gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, promotor de Justiça Abel Andrade Leal, apresentou a palestra “Atribuições do Ministério Público” e falou aos alunos acerca do papel fundamental da instituição na defesa dos direitos da sociedade e como os futuros profissionais do direito podem se inserir nesse contexto. Depois conduziu os alunos pelos corredores da sede do MPTO, onde lhes apresentou os órgãos e departamentos da instituição.
“Foi uma honra recebê-los. Espero ver alguns de vocês no futuro, seja como promotores de Justiça, servidores concursados ou estagiários no MPTO. Quem tem interesse e se dedica ao estudo sempre encontra seu lugar”, incentivou o promotor, ao compartilhar sua trajetória pessoal e reforçar a importância da perseverança no caminho para a carreira pública.
Novas perspectivas
Criado em 2022, o projeto Saber MP tem sido uma ponte crucial entre o Ministério Público e os acadêmicos de diversas universidades do estado. Ao levar estudantes para conhecer de perto o funcionamento da instituição, o projeto estimula uma compreensão prática do que é o Ministério Público e como ele atua em prol da sociedade.
João Victor Lima, aluno do segundo período de direito da Unicatólica, saiu do evento com uma nova perspectiva: “O promotor Abel nos deu uma visão muito ampla sobre o trabalho do Ministério Público. Ele contou um pouco da sua experiência, que foi muito inspiradora para nós. Eu não conhecia o prédio, nem os ambientes onde os promotores atuam, então foi uma experiência muito gratificante. Agradeço pela oportunidade”, comentou.
Além de promover uma aproximação entre estudantes e a realidade do Ministério Público, o projeto Saber MP reforça o compromisso da instituição em democratizar o conhecimento e contribuir para a formação dos futuros operadores do direito.
Universidades interessadas em participar das próximas edições podem entrar em contato com o MPTO para agendamentos a partir de janeiro de 2024.
(Texto: Daianne Fernandes – Ascom MPTO)
O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) revogou, por meio da Resolução nº 29, de…
27/10/2025 - 20:51 Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados Alexandre Guimarães admitiu que a…
O juiz Jossanner Nery Nogueira Luna, titular da Vara Especializada no Combate à Violência Contra…
Prefeitura de Palmas lança nesta quarta, 29, Projeto Juntos pela Inclusão: Cuidar de quem Cuida…
“Que ser humano você quer ser ao final da sua vida?” Foi com essa pergunta…
Prefeitura de Palmas realiza manutenção nas vias de acesso ao Cemitério Municipal Jardim da Paz…