Categories: Estado

Portal do Ministério Público do Estado do Tocantins


As políticas públicas voltadas à criança e ao adolescente foram assunto de uma reunião entre o promotor de Justiça Sidney Fiori Júnior, que coordena o Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude e Educação (Caopije), e os vereadores de Palmas, realizada na terça-feira, 17.

A reunião aconteceu na sede da Câmara Municipal, por solicitação do membro do Ministério Público. O objetivo foi colocar em discussão temas considerados prioritários.

Foi destacada pelo promotor de Justiça a necessidade de estruturação dos novos Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e Centro de Atenção Psicossocial Infantil (Capsi) com equipes multidisciplinares, a exigência legal da presença de psicólogos e assistentes sociais nas escolas da rede pública, o elevado deficit de vagas em creches e a ausência, na capital, dos serviços de Família Acolhedora e de Guarda Subsidiada.

Também entrou na discussão a eleição unificada para conselheiros tutelares nas cidades brasileiras e a aprovação do orçamento público, sendo solicitada atenção especial de Sidney Fiori Júnior para a presença de ações que contemplem a primeira infância – que vai de zero a seis anos, fase primordial no desenvolvimento da criança.

O membro do Ministério Público avaliou que problemas graves relacionados à infância e à juventude (como abusos sexuais, tentativas de suicídio, maus-tratos e abandono) estão inter-relacionados e só poderão ser enfrentados de forma eficaz se os serviços públicos de promoção, assistência e proteção funcionarem de forma completa e estruturada.

Sidney Fiori Júnior avaliou que o debate com o Poder Legislativo é fundamental, já que as políticas públicas da área da infância e juventude passam pela Casa de Leis, na forma de projetos de lei e de orçamento anual. Um destes projetos, que cria vagas de assistente social, psicólogo e pedagogo para compor o novo Creas de Palmas, foi votado pelo Legislativo na terça-feira.

O presidente da Câmara Municipal, Folha Filho, agradeceu o diálogo proposto pelo promotor de Justiça. “Temos muito respeito pelo Ministério Público e tudo que foi colocado veio para contribuir para a atuação do Parlamento na proteção das crianças e adolescentes”, avaliou.





FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Curso online do TJRS sobre alterações nas regras de processamento e de pagamento de precatórios está disponível para acesso

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJRS) promove, em parceria…

1 dia ago

TJTO realiza oficina interinstitucional de formação masculina para prevenção da violência doméstica em Araguatins

Na quinta-feira (4/2), o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) realizou, na sede do Fórum…

1 dia ago

Membros da Rede TO Sustentável aprovam Plano de Ação 2026 e proposta do VI Seminário de Gestão Socioambiental em primeira reunião do ano

Integrantes da Rede TO Sustentável promoveram a primeira reunião do ano, na manhã desta sexta-feira…

1 dia ago

Lideranças nacionais do Sebrae visitam Palmas para alinhar governança e fortalecer pequenos negócios | ASN Tocantins

O Sebrae Tocantins recebeu nesta sexta-feira, 06, em Palmas, a visita institucional do presidente do…

2 dias ago

Acusado de tentar matar homem com tijolada é condenado a nove anos de prisão em Araguaína em sessão do Tribunal do Júri

O Conselho de Sentença da 1ª Vara Criminal da Comarca de Araguaína condenou Adnilson Barbosa…

2 dias ago

Governador Wanderlei Barbosa visita o Sebrae Tocantins e destaca fortalecimento dos pequenos negócios no Estado | ASN Tocantins

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, visitou o Sebrae Tocantins na manhã desta sexta-feira, 7,…

2 dias ago