A Escola de Tempo Integral (ETI) Almirante Tamandaré, em Palmas, recebe nesta terça e quarta-feira, 22 e 23, a penúltima edição deste ano do projeto Minicidadão, iniciativa do Ministério Público do Tocantins (MPTO) que busca garantir o acesso à documentação básica para crianças e adolescentes da rede pública de ensino. A expectativa é atender 200 alunos, do 1º ao 9º ano, durante a ação na escola. A última edição do programa está prevista para os dias 25 e 26 de novembro, na Escola Municipal de Tempo Integral Prof. Margarida Lemes Gonçalves, na Capital.
Carteira de Identidade Nacional
Com a parceria da Secretaria de Segurança Pública (SSP-TO), por meio do Instituto de Identificação, Receita Federal e Secretaria de Educação de Palmas (Semed), o projeto já beneficiou cerca de 1.500 estudantes da capital desde seu lançamento em agosto de 2023. A iniciativa oferece a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), documento que unifica RG e CPF, que dentre outros benefícios, contribui com a localização em casos de desaparecimento.
Cidadania
Para a coordenadora do Centro de Apoio Operacional do Consumidor, da Cidadania, dos Direitos Humanos e da Mulher (Caoccid), promotora de Justiça Cynthia Assis de Paula, o projeto vai além da emissão de documentos. “Elas passam a ter um documento de reconhecimento nacional, além do número do CPF, que lhes confere dignidade e cidadania”, destaca a promotora. Ela complementa que a iniciativa “permite ainda pronta localização da criança diante de eventual desaparecimento, notadamente por ser de reconhecimento nacional e também estar ligado à base de dados da Receita Federal do Brasil”.
Superou as expectativas
O projeto é de grande importância para as crianças, avalia o supervisor de Disciplina da ETI Almirante Tamandaré, Jesiel Rodrigues Santos. De acordo com ele, assim que souberam do assunto, as crianças manifestaram interesse e a procura foi maior do que a expectativa da direção escolar. “Algumas famílias infelizmente não dão a importância necessária para a questão do documento e do que ele representa. Muitas crianças se sentem um pouco abandonadas neste aspecto. Ao saberem do projeto, muitos ficaram empolgados com a possibilidade de terem a documentação”, explicou ele.
A secretária-geral da escola, Delvani Pereira de Souza, reconheceu a importância da ação para a comunidade escolar: “sabemos que muitos pais não têm tempo de levar seus filhos para tirar esse documento. Vindo até aqui, vocês facilitam muito a vida dessas crianças e desses pais”, avaliou.
A estudante Valentina Fernandes de Matos Brito, de 9 anos, demonstrou orgulho pelo documento novo. Ela falou da sua expectativa de fazer uso da Carteira de Identidade: “vou usar para me identificar aqui na escola e também quando eu for viajar”.
(Texto: Geraldo Neto / Ascom MPTO)
Prefeitura de Palmas antecipa salário de dezembro para esta quarta-feira, 24 Pagamento beneficia mais de…
Casa do Empreendedor ultrapassa 100 mil atendimentos em 2025 e amplia serviços aos empreendedores palmenses…
Prefeitura de Palmas pavimenta mais avenidas e reforça infraestrutura do Distrito Industrial de Taquaralto Mesmo…
Prefeitura de Palmas publica resultado final do Programa Municipal de Incentivo à Cultura 2025 Dos…
Prefeitura de Palmas amplia ações de conservação urbana em diferentes regiões Serviços abrangem cuidados com…
Prefeitura intensifica manutenção de áreas com vegetação na Av. JK, na Arso 142 e na…