Categories: Estado

Portal do Ministério Público do Estado do Tocantins


Nesta sexta-feira, 29 de novembro, o Ministério Público do Tocantins (MPTO) celebra o Dia Estadual do Ministério Público, instituído pela Lei Complementar n. 140/2022. A data foi criada para reforçar o papel essencial do MPTO na defesa dos direitos fundamentais da sociedade tocantinense, além de promover o orgulho e o sentimento de pertencimento entre seus membros e servidores.

A escolha do dia 29 de novembro é um marco histórico. Foi nessa data, em 1996, que entrou em vigor a primeira Lei Orgânica do MPTO, consolidando sua autonomia, atribuições e organização. Antes disso, o Ministério Público do Tocantins seguia a Lei Orgânica do Ministério Público de Goiás, anterior à criação do estado em 1988.

De acordo com o Procurador-Geral de Justiça, Luciano Casaroti, a instituição do Dia Estadual do Ministério Público é uma iniciativa que resgata a memória institucional e fortalece a relação do MPTO com a sociedade.

“A data busca não apenas homenagear o Ministério Público, mas também reforçar sua importância para a sociedade tocantinense. Somos os guardiões dos direitos fundamentais, e é nosso dever promover justiça, proteger os mais vulneráveis e garantir que o Estado de Direito seja respeitado. Além disso, a celebração visa elevar o orgulho de cada membro e servidor por fazer parte de uma instituição tão essencial para a construção de uma sociedade mais justa e democrática”, destacou Casaroti.

A celebração do Dia Estadual do Ministério Público é, portanto, um momento de valorização, reflexão e renovação do compromisso da instituição com a sociedade. Em todo o estado, Promotores, Procuradores e servidores reafirmam seu papel como agentes de transformação social e defensores da cidadania.

Campanhas

Neste ano, em alusão à data, o MPTO promove as campanhas “Ministério Público presente nos mais importantes gestos de proteção” e “Ministério Público presente em muitas histórias de vida”. As iniciativas têm como objetivo evidenciar a atuação do Ministério Público em áreas essenciais, como a proteção de direitos fundamentais, a defesa dos mais vulneráveis e a promoção da cidadania, além de destacar como suas ações impactam diretamente a vida da sociedade tocantinense.





FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Comunidade rural São Silvestre recebe mutirão de serviços do projeto Cidadania Rural | Prefeitura Municipal de Palmas

Comunidade rural São Silvestre recebe mutirão de serviços do projeto Cidadania Rural Ação da Prefeitura…

10 horas ago

Formatura da 10ª turma do Projeto Pescar celebra inclusão social e capacitação de jovens em Palmas | Prefeitura Municipal de Palmas

Formatura da 10ª turma do Projeto Pescar celebra inclusão social e capacitação de jovens em…

12 horas ago

Prefeitura de Palmas amplia acesso ao planejamento familiar com inserção gratuita de DIU | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas amplia acesso ao planejamento familiar com inserção gratuita de DIU Serão 100…

13 horas ago

Desfile Natal Luz celebra criatividade cultural palmense | Prefeitura Municipal de Palmas

Desfile Natal Luz celebra criatividade cultural palmense Programação continua neste sábado, 13, a partir das…

18 horas ago

Comitê de Priorização do Primeiro Grau realiza última reunião do ano com a Presidência do TJTO para debater demandas encaminhadas em 2025

O Comitê Gestor de Priorização do Primeiro Grau realizou, nesta sexta-feira (12/12), a última reunião…

1 dia ago

Prefeitura de Palmas realiza encontro com beneficiários do projeto Juntos pela Inclusão | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas realiza encontro com beneficiários do projeto Juntos pela Inclusão Iniciativa teve como…

1 dia ago