Categories: Estado

Portal do Ministério Público do Estado do Tocantins


O Ministério Público do Tocantins (MPTO) ajuizou nesta terça-feira, 28, Ação Civil Pública em desfavor do Estado do Tocantins, a fim de que sejam sanadas irregularidades constatadas na Ala Pediátrica do Hospital Geral de Palmas (HGP).

A petição foi assinada pelos promotores de Justiça Sidney Fiori e Thiago Ribeiro, atuantes nas áreas da Infância e Juventude e da Saúde, respectivamente, após o Estado do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e do HGP, ter se negado a assinar uma proposta de Termo de Ajustamento de Condutas (TAC).

A medida visa garantir o direito prioritário de crianças e adolescentes a um atendimento digno e de excelência.

A ação requer que seja disponibilizada recepção pediátrica exclusiva, visto que a atual dá acesso a todos os funcionários, bem como a pacientes da oncologia; que a sala de nebulização e medicação seja adequada, pois em grande parte do tempo, está funcionando para fins de internação.

Além disso, requer que seja estruturado o atendimento odontológico, com a instrumentalização e equipamentos, em salas já existentes para este fim.

Entre os pedidos, também estão a disponibilização de aparelho de raio-x exclusivo para pediatria, a regularização da escala médica e de serviço de fisioterapia, além da adequação das visitas das crianças à brinquedoteca e expansão dos dias de uso para os finais de semana.

Por fim, requer a ampliação do espaço de repouso do pronto- socorro para atender toda a equipe, além de humanização do ambiente para o atendimento de crianças e adolescentes, tornando-o mais lúdico.

Em caso de descumprimento das obrigações, o MPTO solicita que o valor referente a multa seja depositado no Fundo da Infância e da Adolescência (FIA) de Palmas. (Shara Alves de Oliveira/MPTO)





FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Senado celebrará Programa Calha Norte e Dia do Advogado — Senado Notícias

Nesta quarta-feira (16), o Plenário do Senado aprovou quatro requerimentos para sessões especiais. São eles:…

7 horas ago

Prefeitura de Palmas avança na proposta de regulamentação da atividade de comércio ambulante na Capital | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas avança na proposta de regulamentação da atividade de comércio ambulante na Capital…

10 horas ago

Prefeitura de Palmas orienta população sobre calendário de pagamento do Bolsa Família em julho | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas orienta população sobre calendário de pagamento do Bolsa Família em julho No…

11 horas ago

Comitê Estadual da Saúde amplia discussões sobre fluxo de cumprimento de decisões judiciais nas demandas da saúde pública

O Comitê Estadual da Saúde do Tocantins se reuniu nesta quarta-feira (16/7) para discutir a…

12 horas ago

Sebrae impulsiona artesanato do Tocantins com consultorias para Feira Nacional de Artesanato 2025 | ASN Tocantins

Com o objetivo de valorizar o artesanato tocantinense e preparar os artesãos para a 36ª…

12 horas ago

Execução de rede de drenagem na Av. LO-21 altera tráfego e exige atenção de motoristas | Prefeitura Municipal de Palmas

Execução de rede de drenagem na Av. LO-21 altera tráfego e exige atenção de motoristas…

12 horas ago