O Ministério Público do Tocantins (MPTO) realizou nesta quinta-feira 1º, reunião com gestores da Secretaria de Estado do Trabalho e Ação Social (Setas) para tratar sobre a implantação de Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) Regionalizados e do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora.
Durante a reunião, o coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude e Educação (Caopije), promotor de Justiça Sidney Fiori, requereu informações sobre o processo de implantação e falou sobre a necessidade de expandir o número de serviços regionalizados de proteção especial e de assistência social a crianças e adolescentes.
“Devemos seguir a metodologia do Sistema Único de Saúde (SUS) para a corrigir as desigualdades no acesso e a fragmentação dos serviços de assistência social. O Tocantins precisa de no mínimo 18 equipamentos de atendimento a crianças e adolescentes”, enfatizou.
O promotor de Justiça ainda cobrou a aproximação da Setas com os municípios, no sentido de capacitar, criar fluxos e mobilizar a população para participar do projeto Família Acolhedora, que tem a finalidade de acolher crianças e adolescentes, afastados da família por medida de proteção especial, por pessoas previamente cadastradas.
Segundo os gestores, atualmente, o Creas da Região Centro-Leste, com sede no município de Palmas, está em funcionamento, porém ainda está em fase de implantação o Creas da Região Sudeste, com sede no município de Taguatinga, assim como os projetos Família Acolhedora dos municípios de Taguatinga e de Xambioá.
Após ouvir as propostas do MPTO, a diretora do Sistema Único de Assistência Social da Setas, Luzia América de Lima, compreendeu as demandas apresentadas e afirmou que tomará providências para atendê-las. E ressaltou que as ações de atendimento aos municípios serão replanejadas para fortaler as equipes, de modo a garantir que crianças e adolescentes sejam assistidos em sua plenitude. (Shara Alves de Oliveira/MPTO)
I Corrida Inclusiva da Independência movimenta ruas do Jardim Taquari, região sul da Capital Realizado…
Comissão técnica Sub-15 da Confederação Brasileira de Futebol elogia estrutura de esportes de Palmas Após…
Espetáculo ‘Abrigo’ encerra a programação da Semana pela Vida realizada pelo Cmei Ana Luíza, em…
Projeto ‘Conexões de Aprendizagem’ promove integração entre as escolas com vistas ao Ideb 2025 Encontros…
Prefeitura de Palmas realiza sorteio dos 56 boxes da Área de Comércio Popular de Taquaralto…
Educação de Jovens e Adultos promove aprendizado e socialização para idosos de Palmas Além da…