O promotor de Justiça Sidney Fiori, coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Infância, Juventude e Educação (Caopije), participou nesta terça-feira, 15, do 2º Encontro do Sistema de Justiça – A Excepcionalidade da Medida Protetiva de Acolhimento e a Preferência do Serviço Família Acolhedora, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), realizado em Brasília.
O objetivo do encontro foi o compartilhamento de experiências exitosas, desafios a serem superados e modelos de aplicação da medida protetiva de acolhimento em Família Acolhedora, para assim garantir o direito ao desenvolvimento humano integral de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
O promotor de Justiça falou no painel “Estratégias de Apoio à Implantação de Acolhimento em Família Acolhedora” e destacou a importância de mobilizar a sociedade para conhecer o Serviço de Acolhimento Familiar e citou o exemplo de três pequenos municípios tocantinenses que, devido aos poucos recursos financeiros, se uniram em consórcio intermunicipal para prestar o serviço.
“Divulgar o serviço é fundamental para que as pessoas possam se tornar Famílias Acolhedoras e assim receberem, em suas casas, crianças e adolescentes afastados temporariamente de suas famílias biológicas”.
Além disso, o promotor de Justiça contou também sobre ajuizamento da Ação Civil Pública (ACP) que requer do Estado do Tocantins a regionalização do Serviço de Acolhimento Familiar.
Família Acolhedora
O acolhimento é uma medida de proteção prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), destinada a crianças e adolescentes que precisam ser afastados temporariamente de sua família de origem. O Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora (SFA) é uma modalidade na qual as pessoas interessadas se cadastram, são selecionadas, preparadas e acompanhadas para assumir todos os cuidados e a proteção da criança e/ou do adolescente em situação de vulnerabilidade, até que possam retornar para sua família de origem ou, quando isso não for possível, ser encaminhadas para adoção. (Shara Alves de Oliveira/MPTO)
Prefeitura de Palmas participa de ato de combate à intolerância religiosa Atividade realizada na Câmara…
Prefeitura de Palmas irá fiscalizar cumprimento das novas regras de trânsito para veículos elétricos Exigências…
Oficinas de artes da temporada de férias da Fundação Cultural de Palmas seguem até próxima…
Prefeitura de Palmas apresenta estudos para requalificação dos acessos à rotatória na BR-010, em Taquaralto…
Procon Municipal de Palmas divulga pesquisa de preços de material escolar Levantamento foi realizado nos…
Publicada no Diário da Justiça nº 6031, nesta terça-feira (20/01), a Recomendação nº 4 da Corregedoria Geral da…