Como ação de promoção do Agosto Lilás, campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, a coordenadora do Núcleo Maria da Penha, promotora de Justiça Renata Castro Rampanelli levou esclarecimentos sobre a Lei Maria da Penha e a atuação ativa do núcleo no combate à violência, para servidoras do Poder Executivo.
O encontro foi realizado nesta sexta-feira,18, no Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, e promovido pela Secretaria de Estado da Mulher (Secmulher).
A promotora proferiu a palestra com o tema: “Violência doméstica, violência contra a mulher”, destacando o trabalho de combate à violência do Ministério Público. E trouxe como exemplo o projeto “Recomeçar é Preciso”, que possui parceria com o Sebrae, onde mulheres vítimas de violência serão encaminhadas pelo MPTO para fazer cursos de capacitação.
Ela ainda apresentou um panorama histórico até a criação da Lei Maria da Pena, tão importante como instrumento de defesa da mulher, levando em consideração o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2022, que revelou um aumento de 6,1% dos registros de feminicídio no Brasil.
A secretária de Estado da Mulher, Berenice Barbosa, afirmou ser necessário que as servidoras saibam sobre o que contempla a Lei Maria da Penha, a fim de terem conhecimento e evitarem ser vítimas de violência.
Evento e programação
Além da contribuição da promotora de Justiça, o evento contou com a presença da delegada Fernanda de Siqueira Correia, que atua na 8ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e Vulneráveis, em Porto Nacional, que abordou a importância de as vítimas denunciarem os crimes e o trabalho feito nas delegacias.
A assistente social Zelma Moreira da Penha foi a última palestrante, e explicou aos presentes as atividades exercidas no Serviço de Atenção Especializada às Pessoas em Situação de Violência Sexual (Savis) do Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos (HMDR).
O evento contou com a presença da secretária Extraordinária de Participações Sociais e Políticas de Governo, Valderez Castelo Branco, e do secretário de Segurança Pública do Tocantins, Wlademir Mota Oliveira.
I Corrida Inclusiva da Independência movimenta ruas do Jardim Taquari, região sul da Capital Realizado…
Comissão técnica Sub-15 da Confederação Brasileira de Futebol elogia estrutura de esportes de Palmas Após…
Espetáculo ‘Abrigo’ encerra a programação da Semana pela Vida realizada pelo Cmei Ana Luíza, em…
Projeto ‘Conexões de Aprendizagem’ promove integração entre as escolas com vistas ao Ideb 2025 Encontros…
Prefeitura de Palmas realiza sorteio dos 56 boxes da Área de Comércio Popular de Taquaralto…
Educação de Jovens e Adultos promove aprendizado e socialização para idosos de Palmas Além da…