Categories: Estado

Portal do Ministério Público do Estado do Tocantins


O Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio da 15ª Promotoria de Justiça da Capital, firmou nesta terça-feira, 29, um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado para implementação de política de prevenção e combate ao assédio moral e sexual e à discriminação na corporação.

O acordo prevê ainda a implementação de mecanismos para evitar, detectar, investigar e punir eventuais crimes de assédio, principalmente os que possam ser praticados contra as mulheres. Os Bombeiros devem adotar, ainda, medidas de acolhimento e assistência às vítimas, em caso de ocorrências.

Após a assinatura do termo, os Bombeiros se comprometem a cessar, imediatamente, qualquer tipo de comportamento que possa configurar assédio moral ou sexual. A corporação deve também, em um prazo de seis meses, instituir uma política de prevenção e combate a atitudes que possam configurar esses tipos de crimes.

Entre outras providências a serem tomadas, está a criação de uma comissão para acompanhar a execução de um plano com o intuito de coibir práticas ilícitas na corporação, que prevê a elaboração de estudos, realização de palestras e distribuição de materiais gráficos com o objetivo de conscientizar os integrantes dos Bombeiros.

Assinaram o documento o promotor de Justiça Rodrigo Grisi Nunes e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Estado do Tocantins, coronel Carlos Eduardo de Souza Farias. (Texto: João Pedrini/MPTO)





FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Lei cria 330 funções comissionadas para o Superior Tribunal de Justiça — Senado Notícias

Entrou em vigor a Lei 15.262, que cria 330 novas funções comissionadas para o Superior…

1 hora ago

Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente publica edital para participação em Comitê | Prefeitura Municipal de Palmas

Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente publica edital para participação em Comitê…

1 hora ago

Comissão aprova inventário extrajudicial simplificado para pequenas propriedades rurais – Notícias

17/11/2025 - 09:36   Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados Alexandre Guimarães recomendou aprovar o…

4 horas ago

Encerramento do XVIII Congresso Internacional em Direitos Humanos reforça compromisso do Tocantins nos debates sobre IA, Justiça e Direitos Humanos

Com mais de mil inscritos, quatro dias de programação intensa, intercâmbio entre instituições nacionais e…

4 horas ago

pecuarista é condenado a mais de 14 anos de prisão por tentativas de homicídio contra médico e enfermeira em unidade de saúde

O Tribunal do Júri da Comarca de Pedro Afonso condenou, nesta terça-feira (11/11), o pecuarista…

3 dias ago

Prefeitura de Palmas decreta ponto facultativo no dia 21 de novembro | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas decreta ponto facultativo no dia 21 de novembro Serviços essenciais seguem funcionando…

3 dias ago