O Conselho de Sentença acatou teses do Ministério Público do Tocantins (MPTO) e condenou Joanilson Bispo dos Santos a 13 anos e seis meses de prisão por matar o vizinho no Rio Tocantins, por afogamento, no município de Brejinho de Nazaré, em julho de 2017. O Tribunal do Júri aconteceu nesta terça-feira, 5, em Porto Nacional.
A denúncia do MPTO aponta que o réu estava consumindo bebida alcoólica, em um bar na rodoviária local, quando a vítima, Domingos Ramos da Silva, cobrou dele o pagamento de uma dívida.
No momento da cobrança, o réu aparentou não se incomodar com a situação e ofereceu um pouco de sua bebida à vítima, que aceitou.
Enquanto bebiam, Joanilson disse a Domingos que precisava ir ao encontro de outras pessoas para receber uma quantia em dinheiro para quitar a dívida e o convidou para acompanhá-lo até o Rio Tocantins. A vítima concordou e saíram juntos em direção à orla.
Ao chegarem próximo ao local, Domingos se recusou a descer até a beira do rio, momento em que o réu desferiu um soco no seu rosto, derrubou Joanilson e o arrastou até a água, onde o afogou.
Após o crime, ele teria jogado o corpo no fundo do rio, vindo a ser encontrado dias depois.
Durante a sessão do Tribunal do Júri, o promotor de Justiça Breno Simonassi, integrante do Núcleo do Tribunal do Júri, sustentou as qualificadoras de dissimulação, pois o réu fingiu que pagaria a vítima, quando o objetivo era matá-lo, e asfixia, quando o afogou no rio.
As teses foram acatadas pelo Conselho de Sentença, que condenou Joanilson Bispo dos Santos à pena de 13 anos e seis meses de reclusão.
(Shara Oliveira – Ascom MPTO)
O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) fortaleceu ainda mais a rede de solidariedade que…
Prefeitura de Palmas articula parceria com Banco da Amazônia para ampliar acesso a crédito e…
O Comitê Estadual Interinstitucional de Monitoramento da Política Antimanicomial (Ceimpa) se reuniu na última sexta-feira…
A Comissão de Transparência e Defesa do Consumidor do Senado aprovou, nesta quarta-feira (10), o…
Quem deseja atuar como jurado voluntário no Tribunal do Júri da 1ª Vara Criminal de…
Prefeitura de Palmas promove roda de conversa sobre prevenção ao suicídio com servidores da Mobilidade…