Categories: Estado

Portal do Ministério Público do Estado do Tocantins


O Ministério Público do Tocantins (MPTO) recebeu nesta segunda-feira, 11, mais um importante reconhecimento nacional em razão de boas práticas resolutivas. Receberam a honraria projetos voltados para melhorias nas áreas da educação, saúde e direitos dos povos indígenas.

A condecoração é resultado da Correição Ordinária de Fomento à Resolutividade realizada pela Corregedoria Nacional, do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), no mês de setembro, em alusão à eficiência das iniciativas desenvolvidas pela instituição com foco na solução de problemas por meio do diálogo e do entendimento.

Receberam o “Certificado de Boas Práticas” os projetos “MP na Vacina”, “Elos de Cidadania e Inovação – Atuação do GT-Eleitoral na Defesa dos Direitos Indígenas e Quilombolas – Inclusão dos Apinajés” e “Aprendizagem é Direito”.

Os certificados foram entregues pelo corregedor nacional, conselheiro Oswaldo D’Albuquerque. A cerimônia foi realizada no auditório do edifício-sede do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, em Brasília.

O procurador-geral de Justiça, Luciano Casaroti, recebeu ainda o “Selo Resolutividade” e o “Certificado de Homenagem”, que enalteceu a atuação do MPTO no fomento às práticas que favoreçam a solução de conflitos por meio de acordos.

Receberam os certificados, em Brasília, os promotores de Justiça Araína Cesárea, Saulo Vinhal da Costa e Celsimar Custódio Silva (assessor especial jurídico da PGJ, que na solenidade representou o promotor Sidney Fiori Júnior). Também estiveram presentes a promotora de Justiça Jacqueline Orofino da Silva Zago de Oliveira, coordenadora de Inovações da Corregedoria Nacional do CNMP, a promotora Munique Teixeira Vaz, da unidade de capacitação do CNMP, e o promotor de Justiça Rogério Rodrigo Ferreira Mota.

O procurador-geral de Justiça parabenizou todos os envolvidos nos projetos pelas conquistas. “São excelentes iniciativas que mudam a vida e a realidade de muitos tocantinenses. Esse reconhecimento mostra que estamos trilhando um caminho mais rápido e efetivo para resolver as demandas da sociedade”, disse Casaroti.

‘Aprendizagem é Direito’

O projeto é executado pelo Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Infância, Juventude e Educação (Caopije) e propõe uma atuação em rede para discutir formas de garantir educação de qualidade às crianças e adolescentes do Estado. As ações são coordenadas pelo promotor Sidney Fiori.

“A gente fica muito feliz por esse reconhecimento. É um trabalho que une vários órgãos e instituições, favorecendo a discussão e o diálogo em torno da melhoria da educação e uma atuação em favor dos direitos das crianças e dos adolescentes. Hoje, temos protocolos, fluxos, que antes não existiam. Trata-se de um projeto muito importante”, disse o promotor.

‘Inclusão dos Apinajé’

O projeto, implementado por Saulo Vinhal, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Tocantinópolis, ouviu lideranças comunitárias e caciques de diversas aldeias de Tocantinópolis e região. O objetivo foi identificar os problemas mais comuns existentes e encaminhar as deficiências de assistência encontradas para as autoridades competentes, nos âmbitos municipal, estadual e federal.

“Com a certificação, o CNMP reconhece que os membros do MPTO estão em compasso com os parâmetros desejados de resolutividade, para solução de conflitos de maneira proativa e preventiva”, afirmou Saulo.

‘MP na Vacina’

Idealizado pela promotora de Justiça Araína Cesárea, coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Saúde (CaoSaúde), o projeto agrega uma série de iniciativas que buscam o aumento da cobertura vacinal no Tocantins.

“Alinhado ao princípio constitucional da eficiência, o Ministério Público tem buscado aperfeiçoar-se na gestão sistêmica de metas, indicadores e resultados socialmente relevantes numa atuação coordenada, integrada e resolutiva. Na saúde, a contribuição para impedir maior queda das coberturas vacinais é uma das prioridades da instituição. O reconhecimento da Corregedoria Nacional do CNMP reforça a preocupação com a saúde e a vida das pessoas”, disse Araína. (Texto: João Pedrini/MPTO)





FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Casamento Comunitário de 110 casais marca encerramento do Pop Rua Jud

O sim ecoou na quadra poliesportiva da Escola de Tempo Integral Almirante Tamandaré, na noite…

3 horas ago

Mais de 900 atendimentos mobiliza 2ª edição do Pop Rua Jud

“Sensação de dever cumprido!”, disse a coordenadora dos voluntários, servidora do Tribunal de Justiça do…

4 horas ago

“Aqui, estamos em pé de igualdade, todos sendo ajudados”, diz juiz do CNJ no 2º Pop Rua Jud

“Não nos preocupemos com números, preocupemos com as vidas que iremos mudar”. A fala do…

6 horas ago

Fundação de Esportes de Palmas finaliza preparação do Nilton Santos para amistoso da Seleção Brasileira Sub-15 | Prefeitura Municipal de Palmas

Fundação de Esportes de Palmas finaliza preparação do Nilton Santos para amistoso da Seleção Brasileira…

8 horas ago

Fundação Cultural de Palmas oferece à população oficinas gratuitas focadas no Edital Promic 2025 | Prefeitura Municipal de Palmas

Fundação Cultural de Palmas oferece à população oficinas gratuitas focadas no Edital Promic 2025 Ciclo…

8 horas ago

após júri, homem é condenado a mais de 13 anos de prisão por tentativa de homicídio

Decisão do Tribunal do Júri da 1ª Vara Criminal de Palmas condenou, na quinta-feira (11/9),…

9 horas ago