Categories: Estado

Portal do Ministério Público do Estado do Tocantins


Dando continuidade às atividades de fiscalização de unidades de atendimento psicossocial na Capital, o Ministério Público do Tocantins (MPTO) realizou na terça-feira, 23, vistoria no Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi), em Palmas, com o objetivo de levantar informações sobre como vem ocorrendo o atendimento na unidade recém-inaugurada.

A inspeção foi realizada pela coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Saúde (CaoSaúde), promotora de Justiça Araína Cesárea D’Alessandro, que reforçou a importância da unidade para a saúde pública da Capital. 

“A implantação do CAPSi é uma demanda antiga da sociedade, tendo sido alvo de judicialização do MPTO, resultando em sentença judicial que obrigou o Município a construir a unidade”,  disse. 

Nos últimos dois anos, o Ministério Público do Tocantins empreendeu diversas vistorias às obras e nesta terça-feira, a promotora de Justiça voltou a cobrar alguns pontos ainda não contemplados pelo Município, como a implantação de pontos de ônibus próximos ao CAPSi, para facilitar o acesso dos usuários.

Também observou  infiltrações nas paredes e janelas de alguns blocos da unidade.

Medicamentos

A promotora de Justiça ainda solicitou a lista de medicamentos disponibilizados aos usuários, conferiu a escala de profissionais e requisitou dados referentes aos atendimentos realizados. 

No local, ainda conferiu se a cerca construída ao redor da unidade, a fim de proporcionar segurança aos pacientes e servidores, atende às exigências feitas pelo MPTO em vistoria anterior. 

Histórico

A unidade foi inaugurada no dia 06 de dezembro de 2023, mas a construção do espaço é um pleito judicial antigo. Em março de 2017, o MPTO ajuizou Ação Civil Pública para impor ao Município a instalação do serviço. Em novembro, a Justiça determinou a implantação.

Desde então, foram feitas várias petições para o cumprimento da sentença, realizadas vistorias e o acompanhamento das obras nesta fase de inauguração do serviço. O MPTO segue acompanhando a implantação da unidade, a fim de colaborar com o fortalecimento da rede de saúde mental da Capital. 

Acesso 

O CAPSi Dr. Emílio Fernandes Vasques Júnior está localizado na 1.301 Sul e atende crianças e adolescentes até 14 anos com transtornos mentais e dependência química. A unidade  funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Mais informações sobre a unidade podem ser obtidas pelo telefone (63) 3212-7891.

(Erlene Miranda – Ascom MPTO)





FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Prefeitura de Palmas avança na proposta de regulamentação da atividade de comércio ambulante na Capital | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas avança na proposta de regulamentação da atividade de comércio ambulante na Capital…

36 minutos ago

Prefeitura de Palmas orienta população sobre calendário de pagamento do Bolsa Família em julho | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas orienta população sobre calendário de pagamento do Bolsa Família em julho No…

1 hora ago

Comitê Estadual da Saúde amplia discussões sobre fluxo de cumprimento de decisões judiciais nas demandas da saúde pública

O Comitê Estadual da Saúde do Tocantins se reuniu nesta quarta-feira (16/7) para discutir a…

2 horas ago

Sebrae impulsiona artesanato do Tocantins com consultorias para Feira Nacional de Artesanato 2025 | ASN Tocantins

Com o objetivo de valorizar o artesanato tocantinense e preparar os artesãos para a 36ª…

2 horas ago

Execução de rede de drenagem na Av. LO-21 altera tráfego e exige atenção de motoristas | Prefeitura Municipal de Palmas

Execução de rede de drenagem na Av. LO-21 altera tráfego e exige atenção de motoristas…

2 horas ago

instituições sociais recebem móveis doados pelo Poder Judiciário

A Diretoria do Foro da Comarca de Araguaína realizou, nesta terça-feira (15/7), a doação de…

3 horas ago