Categories: Estado

Portal do Ministério Público do Estado do Tocantins


Com o foco na garantia dos direitos da pessoa idosa e no fortalecimento de vínculos intergeracionais, o Ministério Público do Tocantins (MPTO) firmou, nesta segunda-feira,19, parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para a execução do projeto “Ponto a Ponto: costurando respeito, laços e direitos no tecido familiar”.

A diretora-geral do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional/Escola Superior do Ministério Público (Cesaf/ESMP), procuradora de Justiça Vera Nilva Álvares Rocha Lira, apresentou o projeto ao secretário estadual de Educação, Fábio Vaz. A diretora-geral explicou que o intuito é promover atividades multidisciplinares com os estudantes do ensino fundamental e pessoas idosas nas cidades de Araguaína e Palmas.

De acordo com Vera Nilva, serão desenvolvidas atividades extramuros em que os alunos terão contato direto com os idosos da Universidade da Maturidade (UMA), além dos seus próprios avós ou bisavós. A finalidade é promover o diálogo intergeracional e a troca de vivências entre essas pessoas, priorizando o respeito às diferenças.

O secretário estadual de Educação, Fábio Vaz, parabenizou o Ministério Público pela ação e garantiu que esse projeto será uma nova parceria entre as instituições. Ele ressaltou que o Ponto a Ponto vem ao encontro de um novo modelo de escola que busca a integração, a cidadania e um novo olhar para o envelhecimento.

Deliberações

Entre as decisões do encontro, ficou definido que o projeto será executado com duas turmas do 9º ano do ensino fundamental, sendo uma de Palmas e outra de Araguaína. A equipe da Seduc fará a escolha das duas unidades educacionais para a execução do projeto, além de auxiliar na confecção do termo de cooperação entre as instituições e apresentar o projeto nas superintendências de ensino.

Projeto

O “Ponto a Ponto: costurando respeito, laços e direitos no tecido familiar” foi criado pelo Cesaf/ESMP e tem o intuito de aproximar o MPTO da sociedade por meio da educação, além de promover os laços entre gerações. O projeto será executado durante o ano de 2024, com a parceria da Seduc e da UMA.

(Erlene Miranda – Ascom MPTO)





FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Educação de Palmas recebe dados do desempenho escolar do município pelo programa Alfabetiza Mais Tocantins | Prefeitura Municipal de Palmas

Educação de Palmas recebe dados do desempenho escolar do município pelo programa Alfabetiza Mais Tocantins…

23 minutos ago

TJTO atinge nível de excelência em tecnologia no Judiciário em ranking do CNJ

O Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO) alcançou o nível de Excelência no…

2 horas ago

Unidade de Saúde Francisco Júnior altera horário de atendimento na quarta-feira, 17 | Prefeitura Municipal de Palmas

Unidade de Saúde Francisco Júnior altera horário de atendimento na quarta-feira, 17 USF ficará fechada…

3 horas ago

Grupo de trabalho inicia construção do Plano de Educação Digital da rede municipal de Palmas | Prefeitura Municipal de Palmas

Grupo de trabalho inicia construção do Plano de Educação Digital da rede municipal de Palmas…

3 horas ago

Receita Federal e parceiros reforçam mutirão Pop Rua Jud com doações para o Varal Solidário

O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) fortaleceu ainda mais a rede de solidariedade que…

4 horas ago

Prefeitura de Palmas articula parceria com Banco da Amazônia para ampliar acesso a crédito e fortalecer pequenos produtores | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas articula parceria com Banco da Amazônia para ampliar acesso a crédito e…

4 horas ago