Categories: Estado

Portal do Ministério Público do Estado do Tocantins


Com o foco na garantia dos direitos da pessoa idosa e no fortalecimento de vínculos intergeracionais, o Ministério Público do Tocantins (MPTO) firmou, nesta segunda-feira,19, parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para a execução do projeto “Ponto a Ponto: costurando respeito, laços e direitos no tecido familiar”.

A diretora-geral do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional/Escola Superior do Ministério Público (Cesaf/ESMP), procuradora de Justiça Vera Nilva Álvares Rocha Lira, apresentou o projeto ao secretário estadual de Educação, Fábio Vaz. A diretora-geral explicou que o intuito é promover atividades multidisciplinares com os estudantes do ensino fundamental e pessoas idosas nas cidades de Araguaína e Palmas.

De acordo com Vera Nilva, serão desenvolvidas atividades extramuros em que os alunos terão contato direto com os idosos da Universidade da Maturidade (UMA), além dos seus próprios avós ou bisavós. A finalidade é promover o diálogo intergeracional e a troca de vivências entre essas pessoas, priorizando o respeito às diferenças.

O secretário estadual de Educação, Fábio Vaz, parabenizou o Ministério Público pela ação e garantiu que esse projeto será uma nova parceria entre as instituições. Ele ressaltou que o Ponto a Ponto vem ao encontro de um novo modelo de escola que busca a integração, a cidadania e um novo olhar para o envelhecimento.

Deliberações

Entre as decisões do encontro, ficou definido que o projeto será executado com duas turmas do 9º ano do ensino fundamental, sendo uma de Palmas e outra de Araguaína. A equipe da Seduc fará a escolha das duas unidades educacionais para a execução do projeto, além de auxiliar na confecção do termo de cooperação entre as instituições e apresentar o projeto nas superintendências de ensino.

Projeto

O “Ponto a Ponto: costurando respeito, laços e direitos no tecido familiar” foi criado pelo Cesaf/ESMP e tem o intuito de aproximar o MPTO da sociedade por meio da educação, além de promover os laços entre gerações. O projeto será executado durante o ano de 2024, com a parceria da Seduc e da UMA.

(Erlene Miranda – Ascom MPTO)





FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Com voto de Dorinha, Senado aprova isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil; medida beneficiará mais de 98 mil tocantinenses

A mudança terá impacto direto para mais de 98 mil contribuintes no Tocantins. Desses, cerca…

52 minutos ago

Comissão vota parecer sobre isenção de IPVA para veículos antigos – Notícias

13/11/2025 - 12:41   Depositphotos Isenção deve beneficiar classes mais baixas que, geralmente, têm carros…

60 minutos ago

Ex-alunos da ETI Margarida Lemos se destacam no cenário esportivo nacional | Prefeitura Municipal de Palmas

Ex-alunos da ETI Margarida Lemos se destacam no cenário esportivo nacional Atletas de handebol competem…

1 hora ago

Exposição reúne quase 90 trabalhos de graduação e pós-graduação no XVIII Congresso Internacional em Direitos Humanos

O Hall de Entrada do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) se transformou, nesta quinta-feira…

2 horas ago

demandas da senadora Dorinha são atendidas pela ANTT • Senadora Professora Dorinha

A atuação da senadora Professora Dorinha (União) junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT)…

2 horas ago

Câmara de Palmas realizará palestra educativa em apoio ao Novembro Azul – Câmara de Palmas

A Câmara Municipal de Palmas (CMP) realizará na próxima segunda-feira, 17 de novembro, palestra especial…

2 horas ago