Categories: Estado

Portal do Ministério Público do Estado do Tocantins


Esta terça-feira foi um dia especial para Ana Isis, de nove anos. Ela é estudante da Escola Municipal Paulo Freire, em Palmas, e recebeu sua carteira de identificação. “Eu estava ansiosa para pegar esse documento. Minha mãe também. Para mim, ele significa segurança, força e alegria”, disse. 

Ana Isis e mais 134 alunos da escola foram atendidos pelo projeto Minicidadão, desenvolvido pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO). O foco é promover cidadania e agir de forma preventiva no combate ao desaparecimento de crianças no Estado.

“O programa tem sido um sucesso e já temos um cronograma de mais de 20 escolas para atender este ano”, destacou a promotora de Justiça Isabelle Figueiredo, coordenadora do projeto. O Minicidadão conta com a parceria do Instituto de Identificação do Tocantins, Receita Federal e Secretaria de Educação de Palmas. 

CIN


A partir desse ano, todos os alunos atendidos pelo Minicidadão receberão a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), que utiliza o CPF como número único e também permite a integração de diversos dados, como Cartão SUS e tipo sanguíneo. 

“É uma carteira mais segura, porque é única em todo o território. E neste projeto nós vamos atender a uma faixa etária em que é ainda mais importante que se tenha carteira de identidade para questões de segurança”, destacou Elaine Monteiro, diretora do Instituto de Identificação do Tocantins. 

Projeto


O projeto Minicidadão foi lançado em agosto de 2023 e já atendeu mais de 400 estudantes de 0 a 12 anos de idade matriculados em creches e escolas de ensino fundamental da Capital. 

Dados atuais do Sistema Nacional de Localização e Identificação de Desaparecidos (Sinalid) apontam que 23% das pessoas desaparecidas no Tocantins têm de 0 a 17 anos de idade.

(Texto: Daianne Fernandes – Ascom MPTO)





FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Criação da Secretaria de Segurança Alimentar reforça o compromisso com a dignidade e o combate à fome | Prefeitura Municipal de Palmas

Criação da Secretaria de Segurança Alimentar reforça o compromisso com a dignidade e o combate…

16 horas ago

Escola Crispim Pereira realiza ação do projeto Amigos do Meio Ambiente em Taquaruçu | Prefeitura Municipal de Palmas

Escola Crispim Pereira realiza ação do projeto Amigos do Meio Ambiente em Taquaruçu A manhã…

17 horas ago

Prefeitura de Palmas decreta ponto facultativo no dia 31 pelo Dia do Servidor | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas decreta ponto facultativo no dia 31 pelo Dia do Servidor Decreto transfere…

18 horas ago

Tribunal de Justiça publica plantão da 2ª Instância para o período de 31/10 a 7/11

Portaria Nº 3586/2025 - PRESIDÊNCIA/ASPRE, de 23 de outubro de 2025 Dispõe sobre a…

1 dia ago

TJTO abre seleção para vaga de desembargador pelo critério de antiguidade

O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) abriu o processo de seleção para o preenchimento…

1 dia ago

Histórias de superação inspiram mais de 140 servidoras durante roda de conversa sobre saúde feminina no 2º Chá com Mulheres do TJTO

“Coleciono milagres, mas, se pudesse escolher, gostaria de não colecioná-los”, disse a paciente oncológica, Liliane…

1 dia ago