Categories: Estado

Portal do Ministério Público do Estado do Tocantins


Esta terça-feira foi um dia especial para Ana Isis, de nove anos. Ela é estudante da Escola Municipal Paulo Freire, em Palmas, e recebeu sua carteira de identificação. “Eu estava ansiosa para pegar esse documento. Minha mãe também. Para mim, ele significa segurança, força e alegria”, disse. 

Ana Isis e mais 134 alunos da escola foram atendidos pelo projeto Minicidadão, desenvolvido pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO). O foco é promover cidadania e agir de forma preventiva no combate ao desaparecimento de crianças no Estado.

“O programa tem sido um sucesso e já temos um cronograma de mais de 20 escolas para atender este ano”, destacou a promotora de Justiça Isabelle Figueiredo, coordenadora do projeto. O Minicidadão conta com a parceria do Instituto de Identificação do Tocantins, Receita Federal e Secretaria de Educação de Palmas. 

CIN


A partir desse ano, todos os alunos atendidos pelo Minicidadão receberão a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), que utiliza o CPF como número único e também permite a integração de diversos dados, como Cartão SUS e tipo sanguíneo. 

“É uma carteira mais segura, porque é única em todo o território. E neste projeto nós vamos atender a uma faixa etária em que é ainda mais importante que se tenha carteira de identidade para questões de segurança”, destacou Elaine Monteiro, diretora do Instituto de Identificação do Tocantins. 

Projeto


O projeto Minicidadão foi lançado em agosto de 2023 e já atendeu mais de 400 estudantes de 0 a 12 anos de idade matriculados em creches e escolas de ensino fundamental da Capital. 

Dados atuais do Sistema Nacional de Localização e Identificação de Desaparecidos (Sinalid) apontam que 23% das pessoas desaparecidas no Tocantins têm de 0 a 17 anos de idade.

(Texto: Daianne Fernandes – Ascom MPTO)





FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

TJ oficializa mais dezenas de histórias de amor e esperança no segundo dia do Casamento Comunitário em Palmas

“É com ela que eu quero viver até o fim da vida” A declaração…

19 horas ago

Mutirão de encoleiramento da Prefeitura de Palmas contra calazar ocorre neste sábado, 5 | Prefeitura Municipal de Palmas

Mutirão de encoleiramento da Prefeitura de Palmas contra calazar ocorre neste sábado, 5 Ação promovida…

1 dia ago

Prefeitura de Palmas lança edital do Festival Gastronômico de Taquaruçu 2025 com R$ 150 mil em premiação | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas lança edital do Festival Gastronômico de Taquaruçu 2025 com R$ 150 mil…

1 dia ago

Casamento Comunitário no TJTO garante dignidade e segurança jurídica a famílias de Palmas

O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) deu início, nesta sexta-feira (4/7), à primeira edição…

2 dias ago

Juiz decide mandar a júri popular homem acusado de matar o irmão em Bernardo Sayão após discussão sobre celular

O juiz Carlos Roberto de Sousa Dutra, da 1ª Vara Criminal da Comarca de Colinas…

2 dias ago

Residente da Fesp produz podcast no Caps AD III de Palmas para fortalecer protagonismo e cuidado em Saúde Mental | Prefeitura Municipal de Palmas

Residente da Fesp produz podcast no Caps AD III de Palmas para fortalecer protagonismo e…

2 dias ago