Conhecer mais profundamente a realidade da localidade onde vivem. Esta é a oportunidade que o projeto “Aprendendo Direito e Resgatando Cidadania”, do Ministério Público do Tocantins (MPTO), está proporcionando a um grupo de estudantes da Escola Estadual Maria dos Reis Alves Barros, de Palmas. Nesta quinta-feira, 07, eles se dividiram em trios e caminharam pelo setor Taquari, levantando problemas e demandas da comunidade.
Entre os problemas observados está a falta de cobertura em alguns pontos de ônibus, falta de área de lazer, falta de calçadas e acessibilidade, terrenos com lixo e água acumulada, entre outros.
Samuel Santos, mecânico e pastor, ao conversar com um trio de estudantes, relatou que não há destacamento policial na região e o policiamento é insuficiente. Também falou que poderia haver mais programas que oferecessem oficinas profissionalizantes e lazer saudável aos jovens do Taquari.
Em uma casa visitada, a situação de dona Esmeraldina Gonzaga, de 66 anos, emocionou outro trio de estudantes. Ela possui deficiência visual e falou da dificuldade de se locomover pelo bairro, que não tem calçadas. Os estudantes também observaram a falta de atendimento social e de saúde para ela e familiares.
Relatórios
Após esta primeira fase do projeto, os estudantes voltam para a sala de aula e, com o apoio de seus professores, vão produzir relatórios que serão entregues ao Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional/Escola Superior do Ministério Público (Cesaf/ESMP ) e posteriormente encaminhados aos promotores de Justiça para que tomem as medidas cabíveis.
O projeto
O projeto Aprendendo Direito e Resgatando Cidadania tem o intuito de fortalecer a consciência dos estudantes de escolas públicas sobre direitos humanos, direitos coletivos e estimular a atuação na defesa da cidadania, além de aproximar o MPTO da sociedade.
A ação teve início em 2023 com a realização de palestras que prepararam os estudantes para o trabalho em campo. Este ano, além dos relatórios, eles participam de um concurso de redação com o tema Cidadania e Direitos Humanos e de uma campanha de arrecadação de alimentos para população carente.
Nesta edição, 120 estudantes participam do projeto, sendo 60 da Escola Estadual Maria dos Reis Alves Barros, situada em Palmas, e 60 alunos do IFTO de Paraíso.
Os campeões do concurso serão contemplados com viagem cultural ao Jalapão, e também com notebooks, smartphones e tablets.
(Texto: Daianne Fernandes – Ascom MPTO)
A juíza da 3ª Vara de Execução Penal de Gurupi, Odete Batista Dias Almeida, fez…
Sentença do juiz Luatom Bezerra Adelino de Lima, da comarca de Filadélfia, publicada nesta sexta-feira…
Prefeito Carlos Velozo e deputado Dr. Danilo Alencar discutem parceria para zerar filas de cirurgias…
Após 30 dias de reabertura, restaurantes comunitários de Palmas serviram mais de 54 mil refeições…
Palmas integra instâncias nacionais de articulação das políticas públicas LGBTQIAPN+ Município passa a compor a…
Prefeitura de Palmas divulga dicas de como promover um trânsito mais seguro Planejar trajeto, respeitar…