Como medida necessária para garantir o direito de visita às pessoas privadas de liberdade reclusas na Unidade de Tratamento Penal de Cariri (UTPC), o Ministério Público do Tocantins (MPTO) criou o projeto “Visita para todos”, onde foi implementado um fluxo de atendimento para este serviço.
O projeto é uma iniciativa da promotora de Justiça Luma Gomides de Souza, que atua na execução penal, e visa auxiliar os familiares de pessoas privadas de liberdade a realizarem o cadastro ou o agendamento das visitas dentro da unidade prisional.
Os atendimentos presenciais acontecem na Promotoria de Justiça de Gurupi, de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h, e são para o agendamento de visitas presenciais, virtuais e íntimas.
O projeto “Visita para todos” originou-se após a promotora de Justiça receber reclamações constantes de familiares, que afirmam não conseguir realizar o cadastro para agendamento das visitas.
Diante das recorrentes queixas, a promotora de Justiça decidiu auxiliar os interessados, que muitas vezes têm nível de escolaridade baixo e dificuldade no uso das tecnologias, a fim de garantir o direito à visita ao preso.
Visita para todos
O projeto “Visita para todos” será executado até o final deste ano. Paralelo a isso, será feito um diagnóstico sobre as possíveis falhas no agendamento de visitas por parte da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), responsável pela administração do sistema penitenciário do Tocantins, com a finalidade de contribuir com sugestões para melhoria do sistema.
(Erlene Miranda – Ascom MPTO)
Promover o acesso à cultura, estimular o pensamento crítico e fortalecer o processo de reintegração…
A juíza da 3ª Vara de Execução Penal de Gurupi, Odete Batista Dias Almeida, fez…
Sentença do juiz Luatom Bezerra Adelino de Lima, da comarca de Filadélfia, publicada nesta sexta-feira…
Prefeito Carlos Velozo e deputado Dr. Danilo Alencar discutem parceria para zerar filas de cirurgias…
Após 30 dias de reabertura, restaurantes comunitários de Palmas serviram mais de 54 mil refeições…
Palmas integra instâncias nacionais de articulação das políticas públicas LGBTQIAPN+ Município passa a compor a…