Categories: Estado

Portal do Ministério Público do Estado do Tocantins


O Ministério Público  do Tocantins (MPTO) e o Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE-TO) sediam, entre os dias 19 e 21 de março, o 8º Encontro Nacional de Tecnologia e Inovação dos Ministérios Públicos e Tribunais de Contas (Enastic). 

Com o tema “Conexões que Transformam”, o encontro, realizado em parceria com o J.Ex, é considerado um dos maiores eventos de tecnologia e inovação do país. Esta é a primeira vez que um Ministério Público da região norte do país sedia o evento. 

O objetivo é promover reflexões sobre o uso da tecnologia para criação de métodos de trabalho inovadores, que sejam mais céleres e eficientes, e que garantam maior efetividade dos direitos do cidadão e dos interesses da sociedade.

“O Ministério Público do Tocantins tem despontado em cenário nacional com diversas iniciativas ligadas à inovação e tecnologia e, por isso, este evento vem ao encontro dos interesses da nossa instituição, que é a otimização dos processos e serviços para atender melhor ao cidadão”, pontuou o procurador-geral de Justiça (PGJ), Luciano Casaroti.


Programação

A abertura será realizada na sede do MPTO, em Palmas, no dia 19, às 13h45. A programação contará com a participação de profissionais renomados nas áreas de tecnologia e inovação, como Luiz Candreva, um dos principais futuristas brasileiros, que vai abordar sobre as lições que temos que aprender para o futuro. 

Também estará presente o neurocientista Leandro Mattos, que vai falar sobre tendências práticas do uso de inteligência artificial (IA) generativa para criar novos conteúdos, como texto, imagens, áudio e vídeos. 

Os membros do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) Fernando da Silva Comin e Moacyr Rey Filho, que integram iniciativas de inovação e tecnologia do Ministério Público brasileiro, também confirmaram presença.

A programação pode ser conferida neste link.

O Enastic

O Enastic é realizado pela empresa J.Ex, em parceria com instituições do sistema de Justiça, a exemplo da Justiça do Trabalho, Justiça Federal, Justiça Eleitoral, Justiça Estadual e Militar, Ministério Público e Defensorias Públicas. 

(Shara Alves de Oliveira/Ascom MPTO)





FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Papai Noel dos Correios encerra entregas com festa no Cmei Araras | Prefeitura Municipal de Palmas

Papai Noel dos Correios encerra entregas com festa no Cmei Araras Campanha Papai Noel dos…

11 minutos ago

Prefeitura de Palmas participa da 15ª Conferência Estadual de Assistência Social do Tocantins | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas participa da 15ª Conferência Estadual de Assistência Social do Tocantins Foco em…

39 minutos ago

Comissão aprova punição a bancos que cobrarem tarifas indevidas de ONGs com parcerias públicas – Notícias

16/12/2025 - 11:08   Vinicius Loures / Câmara dos Deputados Ricardo Ayres é o relator…

2 horas ago

Estudantes da Escola Mestre Pacífico Siqueira Campos celebram formatura | Prefeitura Municipal de Palmas

Estudantes da Escola Mestre Pacífico Siqueira Campos celebram formatura Evento reuniu cerca de 120 estudantes…

4 horas ago

Palmas participa do lançamento das Diretrizes de Medidas Protetivas de Urgência | Prefeitura Municipal de Palmas

Palmas participa do lançamento das Diretrizes de Medidas Protetivas de Urgência Ação aconteceu durante o…

4 horas ago

Prefeitura de Palmas abre inscrições a entidades aptas ao recebimento de alimentos para doação a populações vulneráveis | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas abre inscrições a entidades aptas ao recebimento de alimentos para doação a…

17 horas ago