Categories: Estado

Portal do Ministério Público do Estado do Tocantins


Representantes da Organização Não Governamental  Deutsche Umwelthilfe (DUH), instituição alemã que atua na área ambiental e de defesa dos direitos do consumidor, realizaram uma visita nesta segunda-feira, 11, ao Centro de Apoio Operacional de Habitação, Urbanismo e Meio Ambiente (Caoma) do Ministério Público do Tocantins (MPTO), para conhecer melhor a atuação da instituição no combate ao desmatamento no Estado. 

Eles foram recebidos pelo coordenador do Caoma, promotor de Justiça Francisco Brandes, que apresentou o trabalho de mapeamento ambiental realizado pela instituição, que permite identificar desmatamentos irregulares, responsabilizar os autores de crime ambiental e garantir a recomposição da vegetação nativa afetada.

O trabalho foi elogiado pela equipe alemã. A especialista sênior em cadeias de fornecimento livres de desmatamento na Deutsche Umwelthilfe, Kristina Lutz, e o especialista em cadeias de abastecimento livres de desmatamento, Sven Bergau, estão no Brasil para entender como o governo do Brasil controla a produção de soja e de outros produtos agrícolas da região.

No Tocantins, o foco deles é o Cerrado e compreender como é possível, por meio de mecanismos de mercado, melhorar a situação do meio ambiente local. Além de Palmas, eles estiveram em Lizarda, município localizado na região do Matopiba.

Transparência Ambiental 

Na reunião, o promotor de Justiça apresentou detalhes da Plataforma integrada de atuação em desmatamento no Tocantins, onde, por meio dos alertas de desmatamento emitidos pelo sistema nacional MapBiomas, o Caoma gera relatórios que apontam a época em que o desmatamento foi detectado, a dimensão da área desmatada, a localização e o nome da fazenda onde o suposto crime ambiental aconteceu e até quanto o proprietário da fazenda pode estar lucrando ilicitamente por área desmatada.

Falou sobre como o trabalho, iniciado ainda pelo o Dr. José Maria da Silva Júnior, no início dos anos 2000, contribui para a transparência ambiental no Estado e ressaltou a necessidade de parcerias para ampliar a estrutura de atuação possibilitando, por exemplo, que entes estatais nacionais ou internacionais, até mesmo do terceiro setor ou privados, tenham acesso aos dados, a fim de evitar a corresponsabilidade civil por possíveis danos ambientais na aquisição e circulação de bens oriundos de áreas ilicitamente desmatadas. 

Segundo Brandes, além das questões ambientais que por si só são graves, um controle de circulação e comercialização diminuiria a desigualdade ambiental e a concorrência desleal de mercado, já que quem preserva acaba tendo um custo de produção maior do que aquele que não preserva.

“Seria muito bom conseguir parcerias para ampliar a nossa capacidade de gerar informação e consequentemente atuar na prevenção dos danos ambientais e na cadeia de consumo e circulação de bens. Nosso objetivo é aumentar nossa estrutura e conseguir realizar  o cruzamento de dados de forma sistematizada e torná-los de acesso público, para assegurar a transparência ambiental definida por Lei”, disse. 

A equipe alemã também conheceu o projeto de acompanhamento de queimadas em tempo real. 

Importações X Desmatamento

Em Abril de 2023, o Parlamento Europeu aprovou uma lei que  determina a proibição da importação de produtos provenientes de áreas com qualquer nível de desmatamento identificado até dezembro de 2020 – seja legal ou ilegal. 

Segundo informações do Ministério da Agricultura, o Regulamento da União Europeia para Produtos Livres de Desmatamento (EUDR) tem aplicação prevista para dezembro de 2024 e incide sobre madeira, soja, carne bovina, cacau, café, óleo de palma, borracha e derivados.

Entre as principais punições constantes na determinação estão a suspensão do comércio importador, a apreensão ou completa destruição de produtos, além de multas em dinheiro correspondentes a até 4% do valor anual arrecadado pela operadora responsável.

Acordo Brasil e Alemanha

No último mês de dezembro, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, e a ministra das Relações Externas da Alemanha, Annalena Baerbock, apresentaram na Conferência do Clima da ONU, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, um acordo de cooperação técnica e financeira de 25 milhões de euros (R$ 134 milhões) para restauração florestal e manejo sustentável na zona de transição da Amazônia e do Cerrado.

A cooperação bilateral do Brasil  com a Alemanha já resultou, no passado, em uma série de políticas públicas no país. O Programa Piloto para a Proteção das Florestas Tropicais do Brasil (PPG7), implementado nos anos 1990, possibilitou diversos projetos que contribuíram para a proteção da Mata Atlântica e da Floresta Amazônica. A Alemanha também foi uma das primeiras doadoras do Fundo Amazônia, retomado em janeiro após quatro anos de paralisação.

(Texto: Daianne Fernandes – Ascom MPTO)





FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Curso online do TJRS sobre alterações nas regras de processamento e de pagamento de precatórios está disponível para acesso

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJRS) promove, em parceria…

22 horas ago

TJTO realiza oficina interinstitucional de formação masculina para prevenção da violência doméstica em Araguatins

Na quinta-feira (4/2), o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) realizou, na sede do Fórum…

23 horas ago

Membros da Rede TO Sustentável aprovam Plano de Ação 2026 e proposta do VI Seminário de Gestão Socioambiental em primeira reunião do ano

Integrantes da Rede TO Sustentável promoveram a primeira reunião do ano, na manhã desta sexta-feira…

1 dia ago

Lideranças nacionais do Sebrae visitam Palmas para alinhar governança e fortalecer pequenos negócios | ASN Tocantins

O Sebrae Tocantins recebeu nesta sexta-feira, 06, em Palmas, a visita institucional do presidente do…

1 dia ago

Acusado de tentar matar homem com tijolada é condenado a nove anos de prisão em Araguaína em sessão do Tribunal do Júri

O Conselho de Sentença da 1ª Vara Criminal da Comarca de Araguaína condenou Adnilson Barbosa…

1 dia ago

Governador Wanderlei Barbosa visita o Sebrae Tocantins e destaca fortalecimento dos pequenos negócios no Estado | ASN Tocantins

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, visitou o Sebrae Tocantins na manhã desta sexta-feira, 7,…

1 dia ago