Com o lançamento do projeto Aprendendo Direito e Resgatando Cidadania, nesta sexta-feira, 28, estudantes do Ensino Médio da rede pública, de Palmas e Paraíso do Tocantins, iniciam uma jornada de aprendizado que irá até 2024 – que começa com ensinamentos teóricos sobre direitos e se conclui com atividades práticas relacionadas à defesa da cidadania.
O projeto é uma iniciativa do Ministério Público do Tocantins (MPTO) e será executado em parceria com a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) e o Instituto Federal do Tocantins (IFTO). Serão envolvidos alunos da Escola Estadual Maria dos Reis Alves Barros, de Palmas, e do campus do IFTO de Paraíso do Tocantins.
Idealizadora do Aprendendo Direito e Resgatando Cidadania, a procuradora de Justiça Vera Nilva Álvares Rocha Lira explicou que, com o projeto, o Ministério Público contribuiu para a formação dos estudantes, alcançando jovens que estão prestes a começar a exercer, de forma plena, as suas responsabilidades de cidadãos.
Ainda segundo Vera Nilva, o projeto também proporciona uma postura proativa do MPTO, vez que a instituição irá ao encontro das demandas da sociedade. Isso porque a conclusão do Aprendendo Direito e Resgatando Cidadania se efetivará com a produção de relatórios pelos estudantes, nos quais estarão expostos problemas identificados no entorno da comunidade escolar. Esses relatórios serão apresentados ao MPTO e distribuídos às promotorias de Justiça, para que elas adotem as providências necessárias.
O procurador-geral de Justiça, Luciano Casaroti, agradeceu a Seduc e o IFTO pela parceria e reforçou a importância do projeto, por levar conhecimento sobre cidadania aos jovens, proporcionando uma base importante para o seu futuro. Ele também avaliou que o Aprendendo Direito e Resgatando Cidadania contribui com o novo perfil de um Ministério Público mais proativo e resolutivo.
O reitor do IFTO, Antônio da Luz Júnior, agradeceu a oportunidade proporcionada aos estudantes e avaliou que o Aprendendo Direito e Resgatando Cidadania vai ao encontro dos interesses da instituição de ensino, de preparar integralmente os alunos para o futuro e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do Estado.
O secretário estadual da Educação, Fábio Pereira Vaz, disse que o Aprendendo Direito e Resgatando Cidadania chega em um momento muito oportuno e desejou bom proveito aos alunos da Escola Estadual Maria dos Reis Alves Barros, a qual é destaque na capital, conforme avaliou.
Esta é a segunda vez que o MPTO executa o projeto. Na primeira edição, em 2013, foram contempladas escolas de Palmas, Gurupi e Colinas do Tocantins.
Etapas
O projeto conta com diversas etapas, que serão desenvolvidas ao longo de 2023 e 2024: palestras com membros do MPTO, concurso de redação, gincana e um trabalho de campo na comunidade, para a identificação dos casos de violação de direitos e produção de relatórios.
PREMIAÇÃO:
Concurso de redação:
– Viagem cultural para os 3 primeiros colocados, placa de reconhecimento e certificado (contemplando as duas escolas).
Gincana:
– Um notebook para a biblioteca da escola que arrecadar maior quantidade de produtos de higiene pessoal e limpeza (destinados a instituições filantrópicas).
Relatórios:
– Viagem cultural e notebooks para integrantes das equipes (das 2 escolas) que alcançarem o 1º lugar.
– Smartphones, para integrantes das equipes (das 2 escolas) que alcançarem o 2º lugar.
– Tablets, para integrantes das equipes (das 2 escolas) que alcançarem o 3º lugar.
Promover o acesso à cultura, estimular o pensamento crítico e fortalecer o processo de reintegração…
A juíza da 3ª Vara de Execução Penal de Gurupi, Odete Batista Dias Almeida, fez…
Sentença do juiz Luatom Bezerra Adelino de Lima, da comarca de Filadélfia, publicada nesta sexta-feira…
Prefeito Carlos Velozo e deputado Dr. Danilo Alencar discutem parceria para zerar filas de cirurgias…
Após 30 dias de reabertura, restaurantes comunitários de Palmas serviram mais de 54 mil refeições…
Palmas integra instâncias nacionais de articulação das políticas públicas LGBTQIAPN+ Município passa a compor a…