O Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio do Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente – Desmatamentos (Gaema), instaurou Inquérito Civil Público, na última segunda-feira, 18, para averiguar a regularidade ambiental de 18 imóveis localizados nos municípios de Dianópolis, Lizarda, Mateiros, Ponte Alta do Bom Jesus e Rio da Conceição.
Conforme a instituição, estes imóveis apresentaram erosões, resultando no assoreamento das bacias hidrográficas da região das Serras Gerais e do Jalapão.
O Inquérito Civil Público baseia-se em um parecer técnico do Centro de Apoio Operacional de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Caoma), órgão auxiliar do MPTO, que apontou a possibilidade de as erosões serem decorrentes do uso agroindustrial que impacta áreas ambientalmente protegidas ou sem licenciamento ambiental.
Conforme o ICP, no município de Dianópolis há quatro imóveis com processos erosivos; em Lizarda um imóvel; em Mateiros cinco imóveis; em Ponte Alta do Bom Jesus seis imóveis; e em Rio da Conceição dois imóveis.
Serras Gerais
Outra questão que tem chamado a atenção do MPTO são as grandes crateras no topo das Serras Gerais, na divisa entre Tocantins e Bahia, que de acordo com os estudos realizados pelo Gaema, são fruto do cultivo de soja no território baiano. As erosões têm assoreado nascentes de rios e córregos, causando sérios prejuízos ao meio ambiente.
O caso está sob a responsabilidade do Ibama, que multou os fazendeiros em R$ 4 milhões.
(Texto: Shara Alves de Oliveira/ Ascom MPTO)
Palmas cria Núcleo de Cidadania de Adolescentes e avança rumo à certificação do Selo Unicef…
Baile dos anos 60 encerra projeto com idosos do Parque da Pessoa Idosa Francisco Xavier…
Mais do que palavras faladas ao vento, uma entrega de “obras” que “cantam aos corações”…
O entardecer do sol no cerrado jalapoeiro apadrinhou a emoção que se assomou em Mateiros,…
Comissão do Ministério Público elogia estrutura e trabalho social da Guarda Metropolitana Visita institucional destaca…
Em razão do feriado municipal desta quinta-feira (23/10), em comemoração ao aniversário do município de…