Categories: Estado

Portal do Ministério Público do Estado do Tocantins


Com o propósito de promover a integração de ações, conhecimentos e esforços entre diferentes setores dos órgãos públicos, visando abordar de forma mais coordenada os desafios sociais enfrentados por crianças e adolescentes na Capital, o Ministério Público do Tocantins (MPTO) realizou uma reunião na tarde desta segunda-feira, 15, em sua sede. O encontro reuniu conselheiros tutelares de todas as regiões da cidade, bem como representantes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e das secretarias municipais de saúde, assistência social e educação.

A reunião foi conduzida pelo coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude e Educação (Caopije) do MPTO e titular da 21ª Promotoria de Justiça da Capital, promotor de Justiça Sidney Fiore Júnior. Também participaram os novos promotores substitutos recém-empossados.

De acordo com o promotor de Justiça, há uma tendência das secretarias e entidades trabalharem como se fossem ilhas que não se comunicam e a criança precisa de todos os cuidados de uma maneira mais transversal, integrada e articulada. “O Ministério Público, vendo que essa engrenagem não estava funcionando da maneira como o Estatuto da Criança e do Adolescente determina, convocou essa reunião exatamente para que a gente pudesse falar com todos esses profissionais, combinar com cada um como deve ser o fluxo de atendimento e de construção dos Planos de Atendimento Familiar (PAF)”, detalhou o promotor, reforçando o empenho e atuação na defesa e garantia dos direitos do cidadão tocantinense.

PAF
Fiore Júnior pontuou ainda, como positivo, a iniciativa da prefeitura municipal de Palmas que criou a Comissão Intersetorial de Políticas Públicas (CIPP), responsável pela elaboração do PAF.

“O PAF é uma ferramenta multidimensional e customizável, baseada em cinco pilares: saúde, educação, moradia, renda e cidadania. Os seus objetivos estão relacionados à necessidade de antecipação, por parte dos profissionais, da ocorrência de situações de vulnerabilidade e risco social, de modo a propiciar uma forma de atendimento que proteja a família”, esclareceu o promotor de Justiça.

Integração

Conselheira tutelar da região Sul de Palmas há oito anos, Marcela Milene parabenizou a iniciativa. “Essa reunião é muito importante e necessária para que possamos aderir aos serviços, apoiar as famílias e unificar as redes da educação e saúde. Nós, enquanto conselheiros tutelares, recebemos várias demandas diárias e estamos em contato direto com a vulnerabilidade das famílias. Participar dessa reunião e contar com o apoio na construção da comissão do PAF é importantíssimo para o nosso trabalho”, declarou.





FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Quem são os(as) novos(as) desembargadores(as) do Tribunal de Justiça do Tocantins

Experientes, com sólidas formações, conhecedores da realidade tocantinense, firmes nas decisões, e com olhares sensíveis.…

4 horas ago

Tribunal de Justiça empossa oito novos desembargadores; corte passa a ter 19 membros

O Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) elegeu e deu posse a…

5 horas ago

Balanço aponta que mais de 3.440 atendimentos foram ofertados no dia D pela Primeira Infância | Prefeitura Municipal de Palmas

Balanço aponta que mais de 3.440 atendimentos foram ofertados no dia D pela Primeira Infância…

7 horas ago

Comarca de Alvorada anuncia vencedora do concurso de logomarca para projeto de sustentabilidade

Criatividade, consciência ambiental e protagonismo juvenil marcaram o Concurso de Criação da Logomarca do Projeto…

7 horas ago

Prefeitura de Palmas capacita cerca de 500 jovens com cursos gratuitos ao longo de 2025 | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas capacita cerca de 500 jovens com cursos gratuitos ao longo de 2025…

7 horas ago

Atendimento presencial aos usuários do transporte coletivo será alterado na véspera de natal | Prefeitura Municipal de Palmas

Atendimento presencial aos usuários do transporte coletivo será alterado na véspera de natal Nos dias…

8 horas ago