O Ministério Público do Tocantins (MPTO) e o Sebrae estudam parcerias, por meio do projeto Força Mulher, para resgatar a cidadania e a inclusão produtiva de mulheres em situação de vulnerabilidade social atendidas pelo Núcleo Maria da Penha. O encontro entre o superintendente da instituição, Rérison Antônio Leite, e a coordenadora do Núcleo Maria da Penha, promotora de Justiça Isabelle Figueiredo, ocorreu nesta semana, na sede administrativa do Sebrae, em Palmas.
Na ocasião, Rérison Leite pontuou que a inclusão produtiva será uma das prioridades estratégicas do Sebrae. Em sua visão, essa prerrogativa irá ampliar o atendimento às mulheres em vulnerabilidade, por meio de uma parceria estratégica com instituições de credibilidade e alinhadas com a pauta dos direitos das mulheres. “Para 2023 estamos prospectando recursos para atender 3.300 mulheres, com acolhimento, capacitações e entrega de kits para empreender, compostos por equipamentos e insumos básicos para que as mulheres consigam abrir um pequeno negócio.”
Segundo a promotora Isabelle Figueiredo, o propósito do Força Mulher converge com um dos objetivos do trabalho realizado pelo Núcleo Maria da Penha, “o que assegura oportunidade de inclusão social e econômica às mulheres em estado de vulnerabilidade, por meio do empreendedorismo”, aposta.
A parceria tem como objetivo unir os esforços entre as instituições para ampliar o alcance do Projeto Sebrae Força Mulher às mulheres atendidas pelo Ministério Público. A intenção é atuar no desenvolvimento de políticas de proteção da mulher e em matérias relacionadas ao combate e à prevenção da violência doméstica e familiar.
Os termos da parceria foram negociados e, em breve, as instituições assinarão o acordo de cooperação técnica e iniciarão os atendimentos em união de esforços.
Força Mulher
O projeto Força Mulher tem como objetivo a inclusão produtiva de mulheres em estado de vulnerabilidade, por meio do empreendedorismo. A metodologia utilizada no atendimento às participantes do projeto foi desenvolvida pelo Sebrae Tocantins em 2021. A partir da criação, o projeto vem sendo aprimorado e conquistando várias parcerias estratégicas, possibilitando ampliar os atendimentos e potencializar os resultados da iniciativa.
O Força Mulher contempla a fase do acolhimento e capacitação, no qual o atendimento é composto por palestras, cursos de gestão de pequenos negócios e oficinas socioprofissionalizantes nos eixos: Mulher é Arte (corte e costura, patchwork/customização), Mulher em Ação (serviços de refrigeração e construção civil), Lucrando com o Sabor (oficinas de gastronomia para eventos, bares e lanchonetes) e Beleza (cabelos, unhas e cuidados com a pele). (Denise Soares – Ascom/MPTO)
Casa do Empreendedor ultrapassa 100 mil atendimentos em 2025 e amplia serviços aos empreendedores palmenses…
Prefeitura de Palmas pavimenta mais avenidas e reforça infraestrutura do Distrito Industrial de Taquaralto Mesmo…
Prefeitura de Palmas publica resultado final do Programa Municipal de Incentivo à Cultura 2025 Dos…
Prefeitura de Palmas amplia ações de conservação urbana em diferentes regiões Serviços abrangem cuidados com…
Prefeitura intensifica manutenção de áreas com vegetação na Av. JK, na Arso 142 e na…
Município de Palmas realiza força-tarefa de limpeza de bocas de lobo para prevenir alagamentos no…