O Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio da 13ª Promotoria de Justiça da Capital, instaurou um Inquérito Civil Público (ICP) para apurar prejuízos, e eventual responsabilização, decorrentes da falta de perícias em celulares e computadores apreendidos.
Segundo a promotora de Justiça Maria Natal de Carvalho Wanderley, titular da Promotoria de Justiça que atua na prevenção e repressão ao tráfico de drogas na capital, em muitas cenas de crimes, especialmente de tráfico de drogas, há a apreensão de aparelhos celulares e de eletrônicos que podem conter elementos de prova de crimes e direcionar a investigação no sentido de identificar o envolvimento de outras pessoas. Após autorização judicial, esses dispositivos são encaminhados à Polícia Científica para a extração das informações neles contidas, mas na maioria das vezes, há morosidade na obtenção dos dados.
“O problema consiste no fato de que a Polícia Científica, em todo o Estado do Tocantins, possuir apenas um equipamento capaz de realizar perícias dessa natureza, o qual, inclusive, já não extrai informações de celulares mais modernos por não ter sido atualizado”, afirma a promotora de Justiça.
Ainda de acordo com Maria Natal, a falta desses dados, que poderiam contribuir para as investigações, acaba culminando na soltura e na absolvição de acusados, em virtude da ausência de provas robustas da prática do crime.
A promotora está requisitando informações ao secretário de Estado da Segurança Pública, a respeito das irregularidades apontadas. Solicita, ainda, quais providências estão sendo adotadas para solucionar o problema. (João Pedrini/MPTO)
Experientes, com sólidas formações, conhecedores da realidade tocantinense, firmes nas decisões, e com olhares sensíveis.…
O Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) elegeu e deu posse a…
Balanço aponta que mais de 3.440 atendimentos foram ofertados no dia D pela Primeira Infância…
Criatividade, consciência ambiental e protagonismo juvenil marcaram o Concurso de Criação da Logomarca do Projeto…
Prefeitura de Palmas capacita cerca de 500 jovens com cursos gratuitos ao longo de 2025…
Atendimento presencial aos usuários do transporte coletivo será alterado na véspera de natal Nos dias…