Categories: Estado

Portal do Ministério Público Estadual do Tocantins


O Ministério Público do Tocantins (MPTO) reuniu órgãos parceiros nesta terça-feira, 21, em Palmas, para articular a execução do projeto Minicidadão, uma nova iniciativa que se destina a emitir documentos para crianças e adolescentes que ainda não possuem identificação. O objetivo principal é facilitar o reconhecimento de desaparecidos, além de simplificar o acesso a serviços públicos e garantir outras facilidades.

Para assegurar um amplo alcance ao projeto, as equipes parceiras irão até as escolas da rede pública, onde emitirão gratuitamente a primeira via da Identidade e do CPF para os estudantes, após promoverem uma ação inicial de mobilização e conscientização.

Segundo explicou a coordenação do Centro de Apoio Operacional do Consumidor, da Cidadania, dos Direitos Humanos e da Mulher (Caoccid), promotora de Justiça Isabelle Figueiredo, esta nova iniciativa está integrada às ações do Sistema Nacional de Localização e Identificação de Desaparecidos (Sinalid). Ela considerou importante que as crianças tenham o acesso aos documentos de identificação e que o Estado tenha cadastrado os dados biométricos deste público.

Na fase inicial, o projeto Minicidadão será executado em Palmas e terá como público-alvo as crianças matriculadas na rede pública municipal. A intenção é iniciar as atividades na Escola Mestre Pacífico Siqueira Campos, onde 113 alunos matriculados não possuem documento de Identidade.

Segundo levantamento realizado pela Secretaria Municipal da Educação (Semed), 23.217 crianças com idade de zero a 12 anos, matriculadas em 70 unidades públicas educacionais, não possuem Identidade (ou Registro Geral). Isso equivale a cerca de 50% dos alunos matriculados.

O projeto Minicidadão será coordenado pelo MPTO e contará com a participação do Instituto de Identificação do Estado, da Receita Federal e da Semed.

Texto: Flávio Herculano





FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Espaço Saúde do Tribunal de Justiça lança podcast para conscientização no Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo

Nesta sexta-feira (20/2), o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) reforça as ações do Dia…

2 dias ago

Centro de Saúde do TJTO dará início a acompanhamento psicossocial de magistrados(as) e servidores(as) em condições especiais de trabalho a partir de março

O Centro de Saúde do Tribunal de Justiça do Tocantins (Cesau/TJTO) dará início ao acompanhamento…

2 dias ago

Senadora Professora Dorinha propõe atendimento psicológico via SUS para brasileiras vítimas de violência no exterior

A senadora Professora Dorinha Seabra (União) apresentou o Projeto de Lei 6.461/2025, que garante assistência…

2 dias ago

TJTO investe em modernização de unidades e realiza maior reforma estrutural do Fórum de Palmas em 22 anos

Após mais de duas décadas sem intervenções estruturais de grande porte, o Fórum da Comarca…

2 dias ago

Comitê confirma 3ª edição do Pop Rua Jud para 17 de abril, em Araguaína

O Comitê Regional Pop Rua Jud definiu, em reunião nesta sexta-feira (20/2), a realização da…

2 dias ago

Projeto reconhece líderes comunitários e cria cadastro nacional – Notícias

19/02/2026 - 18:23   Vinicius Loures/Câmara dos Deputados Deputado Vicentinho Júnior, autor do projeto de…

3 dias ago