Categories: Palmas

Prefeitura apoia 20ª Parada LGBT+ | Prefeitura Municipal de Palmas


Prefeitura apoia 20ª Parada LGBT+

Município garantiu apoio logístico, pagamento do trio elétrico e promoção de cuidados ao público de cerca de 5 mil pessoas

A 20ª edição da Parada LGBTQIA+ de Palmas, realizada na tarde do domingo, 15, reuniu cerca de 5 mil pessoas no centro da Capital em uma celebração da diversidade, fortalecimento da cidadania e estímulo ao desenvolvimento local. O evento contou com apoio da Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Extraordinária de Igualdade Racial e Direitos Humanos de Palmas (Seirdh), da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) e da Fundação Cultural de Palmas (FCP). Foram oferecidos apoio logístico, pagamento do trio elétrico e promoção de cuidados à população.

Para o gestor à frente da Seirdh, Eduardo Azevedo, o apoio da Prefeitura à Parada reforça o compromisso de Palmas com o respeito às diferenças e com o fortalecimento da cidadania. “A Prefeitura esteve ao lado da organização para garantir que a Parada acontecesse com estrutura, segurança e ações de cuidado à população, reafirmando nosso compromisso com uma cidade plural, inclusiva e atenta às Políticas Públicas de Promoção dos Direitos Humanos e da Igualdade”, afirmou Azevedo.

Foram distribuídos pela Semus 242 kits compostos por preservativos internos e externos, lubrificantes íntimos, autoteste de HIV e informativos sobre saúde, incluindo prevenção às infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), vacinação e informações sobre o Ambulatório Trans. “Entendendo que a Parada pode ser o único local de acesso e acolhimento da comunidade LGBT+, a Semus oportunizou uma aproximação com esse público por meio de uma abordagem respeitosa, inclusiva e alinhada às diretrizes da saúde pública e da promoção dos direitos desta população”, destacou a enfermeira da Área Técnica de HIV/AIDS e IST da Semus, Carolina Freitas do Carmo Rodrigues.

Economia local

O circuito começou no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho e seguiu para a Praça do Bosque dos Pioneiros, onde há feira aos domingos, contribuindo com o comércio local e fortalecendo a economia da região durante o evento.

A professora residente em Paraíso do Tocantins, Monique Parente, fez questão de participar do evento. “A Parada LGBT+ de Palmas é um momento muito importante e simbólico, porque reúne a comunidade e nos faz sentir parte de um todo. A Parada vai além da celebração, é uma oportunidade de fortalecer os laços da comunidade e contribuir com a cidade”, contou a professora Monique, que se identifica como bissexual.

20ª edição

O presidente do Coletivo da Diversidade, Fernando Coelho, reforçou o caráter histórico e político do evento, que este ano homenageou as precursorxs do Tocantins na luta por direitos da população LGBTQIA+. “Celebrar os 20 anos da Parada LGBT de Palmas é reafirmar nossa luta, nossa existência e nossa resistência. Por isso, escolhemos como tema ‘As precursorxs do Tocantins’, aquelas que fizeram história e deixaram seu legado. Foram cerca de 5 mil participantes que coloriram e abrilhantaram as ruas de Palmas, em um ato de amor, orgulho e resistência. São duas décadas construindo e ocupando espaços seguros, enfrentando preconceitos e rompendo barreiras. Seguimos fazendo história, porque enquanto houver amor, haverá luta. Enquanto houver preconceito, haverá resistência”, finalizou.

A programação cultural incluiu apresentações de grupos como Amo Meu Bloco, Batuque Livre, DJs e o coletivo TocaBallroom, que animaram o público. A Semana da Diversidade, que antecedeu a 20ª Parada LGBT+, contou ainda com ações como: audiência pública sobre empregabilidade para pessoas trans com apresentação do Projeto Oportunizar e participação da presidenta da RedeTrans Brasil, Tathiane Araújo; audiência pública com o movimento nacional Mães da Diversidade, que também realizou ações em universidades durante a etapa Norte; atividades de esporte e lazer na Praia da Graciosa no sábado, dia 14, incluindo vôlei, gaymada, ensaio das baterias, distribuição de kits pela Semus e intervenções das Mães da Resistência com foco em direitos LGBTQIA+.

Texto: Kaio Costa

Edição: Juliana Matos



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Prefeitura de Palmas se prepara para 2º Pop Rua Jud | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas se prepara para 2º Pop Rua Jud Pop Rua Jud é um…

24 minutos ago

Crianças participarão de desfile cívico fora da unidade educacional pela primeira vez em Palmas | Prefeitura Municipal de Palmas

Crianças participarão de desfile cívico fora da unidade educacional pela primeira vez em Palmas Evento…

52 minutos ago

Prefeitura de Palmas entrega reforma da quadra de esportes da ETI Luiz Rodrigues Monteiro | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas entrega reforma da quadra de esportes da ETI Luiz Rodrigues Monteiro Cerimônia…

1 hora ago

Educação de Palmas realiza formação para supervisores pedagógicos com foco na avaliação do Saeb | Prefeitura Municipal de Palmas

Educação de Palmas realiza formação para supervisores pedagógicos com foco na avaliação do Saeb Próximo…

14 horas ago

Mais de 500 voluntários(as) são capacitados(as) para atuar no Pop Rua Jud na sexta-feira (12/9)

“Vocês são a força motriz desta iniciativa. Com empatia e respeito, cada ato de amor…

14 horas ago

Prefeitura de Palmas oferta oficina gratuita sobre inovação a microempreendedores da Capital | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas oferta oficina gratuita sobre inovação a microempreendedores da Capital Capacitação será realizada…

14 horas ago