Categories: Palmas

Prefeitura de Palmas apoia projeto voltado ao atendimento de crianças atípicas | Prefeitura Municipal de Palmas


Prefeitura de Palmas apoia projeto voltado ao atendimento de crianças atípicas

Iniciativa da Universidade da Maturidade visa promover nos Cmeis interação entre pessoas idosas e crianças com deficiência

A Prefeitura de Palmas, por meio das secretarias municipais de Ação Social e da Mulher e da Educação, participou de uma aula inaugural da UMA Atípica, projeto que propõe o diálogo entre gerações por meio da convivência entre pessoas idosas e crianças com deficiência. O evento foi realizado nesta sexta-feira, 7, e contou ainda com a participação de estudantes e professores da Universidade da Maturidade (UMA), que é um programa de extensão da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Segundo a superintendente de Educação Inclusiva de Palmas, Francisca Vera Alves Martins, a partir de agora o projeto, que inicialmente era piloto, contará com encontros mensais, por meio de atividades pedagógicas e lúdicas, mediadas por educadoras da UMA. “O projeto acontecerá em três Cmeis, mas o objetivo é ampliar para mais unidades educacionais”, disse a superintendente.

A primeira-dama e secretária municipal de Ação Social, Polyanna Siqueira Campos, elogiou a iniciativa da UMA e destacou que a assistência social e a educação inclusiva atuam juntas para promover o acesso aos direitos. “Os dois setores têm a mesma essência, que é a valorização da empatia e do cuidado”, afirmou a secretária.

Projeto

O projeto é coordenado pela professora doutora Neila Barbosa Osório, também coordenadora da Universidade da Maturidade. “A UMA Atípica nasce do desejo de aproximar gerações e mostrar que aprender é um ato coletivo. Velhos e crianças ensinam e aprendem juntos, reconhecendo que as diferenças são o que nos tornam humanos e capazes de transformar o mundo”, observou Neila. 

A aula inaugural contou com uma programação sensorial, apresentações artísticas e o espaço de interação ‘Trama Viva’, em que os idosos compartilharam lembranças a partir de objetos afetivos. (Com informações da UMA)

Texto: France Santiago

Edição: Iara Cruz



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

ETI Almirante Tamandaré transforma criatividade de alunos em negócio na 4ª Feira do Empreendedor | Prefeitura Municipal de Palmas

ETI Almirante Tamandaré transforma criatividade de alunos em negócio na 4ª Feira do Empreendedor Evento…

37 minutos ago

Processo de escolha de diretores escolares da rede de ensino de Palmas inicia fase de análise curricular | Prefeitura Municipal de Palmas

Processo de escolha de diretores escolares da rede de ensino de Palmas inicia fase de…

1 hora ago

Moradores comemoram melhorias na infraestrutura da Avenida Goiás, no Jardim Aureny II | Prefeitura Municipal de Palmas

Moradores comemoram melhorias na infraestrutura da Avenida Goiás, no Jardim Aureny II Nova via comercial…

2 horas ago

Dedetização nos fóruns do interior é reagendada para 28 e 29 de novembro

Dedetização nos fóruns do interior é reagendada para 28 e 29 de novembro Por Heloísa…

13 horas ago

TJTO mobiliza unidades para a 2ª edição do Plantar para ComPENSAR

As diretrizes e metas da segunda edição do projeto Plantar para ComPENSAR foram apresentadas às…

14 horas ago

Com apoio de intérprete de Libras, mutirão é realizado em Palmas e aprova mais de 100 acordos de não persecução penal

O mutirão de audiências realizado na Comarca de Palmas aprovou 110 Acordos de Não Persecução…

15 horas ago