Categories: Palmas

Prefeitura de Palmas apoia projeto voltado ao atendimento de crianças atípicas | Prefeitura Municipal de Palmas


Prefeitura de Palmas apoia projeto voltado ao atendimento de crianças atípicas

Iniciativa da Universidade da Maturidade visa promover nos Cmeis interação entre pessoas idosas e crianças com deficiência

A Prefeitura de Palmas, por meio das secretarias municipais de Ação Social e da Mulher e da Educação, participou de uma aula inaugural da UMA Atípica, projeto que propõe o diálogo entre gerações por meio da convivência entre pessoas idosas e crianças com deficiência. O evento foi realizado nesta sexta-feira, 7, e contou ainda com a participação de estudantes e professores da Universidade da Maturidade (UMA), que é um programa de extensão da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Segundo a superintendente de Educação Inclusiva de Palmas, Francisca Vera Alves Martins, a partir de agora o projeto, que inicialmente era piloto, contará com encontros mensais, por meio de atividades pedagógicas e lúdicas, mediadas por educadoras da UMA. “O projeto acontecerá em três Cmeis, mas o objetivo é ampliar para mais unidades educacionais”, disse a superintendente.

A primeira-dama e secretária municipal de Ação Social, Polyanna Siqueira Campos, elogiou a iniciativa da UMA e destacou que a assistência social e a educação inclusiva atuam juntas para promover o acesso aos direitos. “Os dois setores têm a mesma essência, que é a valorização da empatia e do cuidado”, afirmou a secretária.

Projeto

O projeto é coordenado pela professora doutora Neila Barbosa Osório, também coordenadora da Universidade da Maturidade. “A UMA Atípica nasce do desejo de aproximar gerações e mostrar que aprender é um ato coletivo. Velhos e crianças ensinam e aprendem juntos, reconhecendo que as diferenças são o que nos tornam humanos e capazes de transformar o mundo”, observou Neila. 

A aula inaugural contou com uma programação sensorial, apresentações artísticas e o espaço de interação ‘Trama Viva’, em que os idosos compartilharam lembranças a partir de objetos afetivos. (Com informações da UMA)

Texto: France Santiago

Edição: Iara Cruz



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

TJTO lidera ranking nacional de agilidade na concessão de medidas protetivas para mulheres em 2025

Referência nacional na aplicação imediata das medidas protetivas da Lei Maria da Penha, o Tribunal…

21 horas ago

Tribunal de Justiça do Tocantins conquista prêmios nacionais e consolida protagonismo em inovação, cidadania e comunicação

O ano de 2025 entra para a história do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO)…

22 horas ago

Palmas amplia proteção à mulher e serve 200 mil refeições em restaurantes comunitários | Prefeitura Municipal de Palmas

Palmas amplia proteção à mulher e serve 200 mil refeições em restaurantes comunitários Iniciativas de…

23 horas ago

Sistema GRP do Tribunal de Justiça passará por manutenção durante parada técnica neste fim de semana

O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) realizará uma parada técnica programada no sistema GRP…

23 horas ago

Prefeitura de Palmas realiza abordagem social na região norte da cidade | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas realiza abordagem social na região norte da cidade Trabalho foi feito nesta…

1 dia ago