A Prefeitura de Palmas apresentou, nesta quarta-feira, 21, os estudos preliminares para a elaboração do projeto para requalificação da rotatória na BR-010, em Taquaralto, em frente ao Ginásio Ayrton Senna, e seus acessos às marginais e setores. A intervenção tem como objetivo solucionar gargalos viários históricos e melhorar a mobilidade na região sul da Capital, em um dos pontos de maior fluxo de veículos da cidade, que conecta as avenidas Tocantins e Goiás.
A proposta inicial de viabilidade foi apresentada pelas secretarias municipais de Infraestrutura e Habitação e de Mobilidade, Planejamento e Desenvolvimento Urbano, em reunião com os superintendentes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Luiz Antônio Ehrel Garcia, e da da Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto), Max Souza.
Os estudos apontam como solução o rebaixamento da pista da BR-010, permitindo que o tráfego rodoviário siga em nível inferior, enquanto o trânsito local passará por cima, garantindo acesso mais seguro e ágil às vias marginais e aos setores da região sul. A proposta preliminar foi apresentada à Ageto e ao Dnit para análises técnicas e, após essa etapa, será elaborado o projeto executivo da obra, considerada estratégica para o sistema viário de Palmas.
O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, enfatizou o benefício da parceria. “Palmas só avança quando há união de esforços. Esse é um projeto estratégico para a Capital e só se torna possível graças à parceria sólida que estamos construindo com o Governo do Estado e com o Dnit. Paralelamente, já estamos executando a recuperação do asfalto na marginal leste da BR-010, corrigindo problemas históricos e garantindo mais segurança e conforto para quem trafega diariamente pela região”, lembrou.
“Nosso objetivo é dar mais fluidez ao trânsito e garantir segurança aos moradores da região sul, com um acesso de qualidade em um ponto crítico de tráfego. O Município ficará responsável pela elaboração do projeto, o qual será doado ao Dnit, que conduzirá o processo de licitação para viabilizar a captação dos recursos necessários para a execução da obra”, ressaltou o secretário municipal de Infraestrutura e Habitação, Paulo Cezar Monteiro.
Obra moderna
Para o superintendente do Dnit no Tocantins, Luiz Antônio Ehrel Garcia, a iniciativa reforça a importância da cooperação entre os entes. “Essa parceria é fundamental para a construção de uma obra moderna de infraestrutura. Também vamos discutir o plano funcional para a extensão da duplicação no trecho entre as avenidas Goiás e Ipanema, algo muito importante para o sistema de mobilidade urbana de Palmas”, pontuou.
Já o secretário municipal de Mobilidade, Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Israel Henrique de Melo Sousa, ressaltou o impacto positivo do projeto para a cidade. “Este é um pontapé inicial que vai destravar diversas situações e antigos gargalos de mobilidade na cidade. Estamos tratando de uma intervenção estruturante, que vai organizar o fluxo viário e preparar a cidade para o crescimento futuro”, afirmou.
Texto: Alcione Luz
Edição: Iara Cruz
1/3
Prefeitura de Palmas participa de ato de combate à intolerância religiosa Atividade realizada na Câmara…
Prefeitura de Palmas irá fiscalizar cumprimento das novas regras de trânsito para veículos elétricos Exigências…
Oficinas de artes da temporada de férias da Fundação Cultural de Palmas seguem até próxima…
Procon Municipal de Palmas divulga pesquisa de preços de material escolar Levantamento foi realizado nos…
Publicada no Diário da Justiça nº 6031, nesta terça-feira (20/01), a Recomendação nº 4 da Corregedoria Geral da…
Brincar também é uma forma de cuidado. E, quando o ambiente acolhe, a escuta se…