Categories: Destaques

Prefeitura de Palmas avança no combate às mudanças climáticas com relatório inédito da FMA | Prefeitura Municipal de Palmas


Prefeitura de Palmas avança no combate às mudanças climáticas com relatório inédito da FMA

Trata-se do Diagnóstico de Áreas críticas e capacidade de gestão para adaptação à Mudança do Clima em Palmas

A Fundação Municipal de Meio Ambiente de Palmas (FMA), concluiu, neste mês de julho, o Diagnóstico de Áreas Críticas e Capacidade de Gestão para Adaptação à Mudança Climática de Palmas, que identifica as áreas mais expostas às mudanças climáticas e a capacidade de gestão da cidade para enfrentá-las. Com isso, Palmas foi selecionada para a segunda etapa do projeto ‘Municípios preparados para a emergência climática’, realizado pela empresa WRI Brasil, apoio do Instituto Itaúsa. A iniciativa conta com a participação da Secretaria de Planejamento Urbano, Defesa Civil e é coordenada pela FMA.

O diagnóstico apontou as principais vulnerabilidades climáticas em Palmas, entre outros itens, o baixo risco de deslizamentos, de forma pontual e em regiões específicas com maior declividade do solo, como Taquaruçu e áreas próximas a córregos, com risco de agravamento se o crescimento urbano ocorrer sem planejamento; Inundações, que, registros e documentos da Defesa Civil apontam suscetibilidade em algumas regiões da cidade; e ondas de calor, com destaque para áreas urbanizadas com alta densidade populacional, pouca vegetação e baixa permeabilidade do solo.

De acordo com o presidente da FMA, Isac Braz da Cunha, o diagnóstico marca um avanço estratégico no enfrentamento à crise climática. “Concluímos o levantamento com muito sucesso e agora seguimos para a fase de desenvolvimento do plano estratégico. Apenas cinco cidades serão contempladas com o projeto final e estamos comprometidos em fazer Palmas avançar”, afirmou. Isac também destacou o envolvimento da gestão municipal. “O prefeito Eduardo Siqueira Campos tem priorizado esse tema, e ainda este ano daremos início a um programa de arborização em Palmas”, completou.

A diretora de Mudanças Climáticas da FMA, Ariela Cavalcante, ressaltou que o relatório é fundamental para a construção de uma política pública climática robusta. “Com essas informações, poderemos elaborar o Plano de Ação Climática de Palmas, documento que vai orientar todas as ações necessárias para adaptação da cidade e mitigação das emissões de gases de efeito estufa”, explicou.

Texto: Luana Evangelista

Edição: Lorena Karlla Mascarenhas



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Semed Palmas orienta rede municipal acerca de atualização das formações obrigatórias para profissionais da Educação Especial Inclusiva | Prefeitura Municipal de Palmas

Semed Palmas orienta rede municipal acerca de atualização das formações obrigatórias para profissionais da Educação…

10 horas ago

Projeto de reforma do Camelódromo avança e obras da primeira fase começam em 2026 | Prefeitura Municipal de Palmas

Projeto de reforma do Camelódromo avança e obras da primeira fase começam em 2026 Obra…

10 horas ago

Comarca de Araguaína adere, mais uma vez, à Campanha Papai Noel dos Correios

A Comarca de Araguaína participou, mais uma vez, da Campanha Papai Noel dos Correios, iniciativa…

10 horas ago

Mais de 1,6 milhão de registros assistenciais na Atenção Primária ampliam acesso e fortalecem a saúde pública em Palmas | Prefeitura Municipal de Palmas

Mais de 1,6 milhão de registros assistenciais na Atenção Primária ampliam acesso e fortalecem a…

11 horas ago

Prefeitura de Palmas amplia infraestrutura esportiva em 2025 | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas amplia infraestrutura esportiva em 2025 Investimentos garantiram mais quatro quadras poliesportivas em…

11 horas ago

Sistemas administrativos do Poder Judiciário terão parada técnica de sexta a segunda-feira (19 a 22/12)

O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) informa que a infraestrutura hiperconvergente (HCI) passará por…

11 horas ago