Representantes de Associações de Produtores Rurais de Palmas participaram, na manhã desta quarta-feira, 12, de um café da manhã promovido pela Secretaria da Agricultura e Região Metropolitana, que contou com a presença do secretário Jaime Café, de representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).
Durante o encontro, foram apresentadas propostas de ações voltadas à agricultura familiar, com foco na promoção da independência e fortalecimento dos pequenos produtores. Segundo o secretário Jaime Café, o objetivo é unir esforços por meio de parcerias que estimulem o crescimento econômico no campo. “Precisamos fazer o produtor rural independente” , destacou o secretário.
Participaram do evento representantes de 31 associações rurais , que puderam conhecer as políticas públicas e linhas de financiamento do MDA, apresentadas pelo superintendente Diego Montelo, e as iniciativas de assistência técnica desenvolvidas pelo Senar, explicadas pelo diretor de Assistência Técnica da instituição, Fabrício Vasconcelos.
Produtores Otimistas
Entre os participantes, o produtor rural Celso Francisco dos Santos, do Assentamento São João, onde atua desde 2001, avaliou de forma positiva o diálogo da Prefeitura com os agricultores.
“A conversa está sendo muito boa, porque uma coisa que não vinha acontecendo era a parceria. Isso não existia em Palmas. Agora estou vendo essa parceria começar, e isso traz pontos positivos” , afirmou.
O produtor conta que trabalha com produção diversificada, criando frangos, peixes e gado, buscando garantir a sustentabilidade da propriedade. Ele acredita que o fortalecimento dessas políticas pode trazer resultados concretos para o campo.
“A gente produz de tudo um pouco, mas ainda não tivemos um desenvolvimento que permita viver de forma mais controlada, com um salário certo. Se levar essa conversa pra frente e fizer funcionar, vai ser bom demais. A conversa está boa” , concluiu otimista.
Texto: Samara Martins
Edição: Fernanda Sousa
Referência nacional na aplicação imediata das medidas protetivas da Lei Maria da Penha, o Tribunal…
O ano de 2025 entra para a história do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO)…
Palmas amplia proteção à mulher e serve 200 mil refeições em restaurantes comunitários Iniciativas de…
O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) realizará uma parada técnica programada no sistema GRP…
Prefeitura de Palmas realiza abordagem social na região norte da cidade Trabalho foi feito nesta…
Assistência Social de Palmas realiza mais de 97 mil atendimentos em 2025 e reforça papel…