Categories: Palmas

Prefeitura de Palmas orienta população sobre presença de mucura nas áreas urbanas | Prefeitura Municipal de Palmas


Prefeitura de Palmas orienta população sobre presença de mucura nas áreas urbanas

Com a aproximação do período reprodutivo e a busca por alimento, animais têm sido vistos com mais frequência em ruas e quintais da Capital

A Prefeitura de Palmas alerta a população para o aumento da presença de mucuras (conhecidas também como gambás) nas áreas urbanas da Capital. Esses animais silvestres, comuns em regiões de mata, têm sido vistos com mais frequência em quintais e vias públicas, especialmente com a mudança de estação, alteração nos habitats naturais e maior procura por alimento.

Apesar da aparência pouco familiar, o animal não representa risco à população. Quando ameaçado, costuma fugir ou se fingir de morto como mecanismo de defesa. A orientação é para que, ao avistar uma mucura, a população evite qualquer tipo de agressão.

Segundo a diretora de Fauna Silvestre da Prefeitura de Palmas, Bruna Almeida, a aproximação do período reprodutivo, que começa em julho, também contribui para esse comportamento. No entanto, ela esclarece que os animais ainda não estão em busca de parceiros, de alimento e abrigo. “Esse aumento na circulação urbana ocorre principalmente por conta da escassez de recursos em seus habitats naturais”, explica.

Bruna Almeida também orienta que, caso o animal seja encontrado dentro de estabelecimentos, o ideal é acionar a Guarda Metropolitana pelo telefone 153, para que seja feito o manejo correto e seguro. “Também é importante evitar que animais domésticos interajam com a mucura para prevenir acidentes. E, em caso de dúvidas ou necessidade de informações, a Diretoria de Fauna Silvestre está disponível para atender à população”, ressalta.

O animal 

A mucura é o único marsupial das Américas, parente distante de cangurus e coalas. Não se trata de um roedor, como muitos acreditam. A espécie possui bolsa ventral onde carrega os filhotes e tem hábitos noturnos. Alimenta-se principalmente de insetos, escorpiões, carrapatos e pequenos animais peçonhentos, contribuindo para o controle natural de pragas urbanas.

Texto: Fernanda Leme

Edição: Iara Cruz



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Reunião do comitê de política antimanicomial alinha implantação do Serviço de Residência Terapêutica em Palmas

O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), por meio do Comitê Estadual Interinstitucional de Monitoramento…

7 horas ago

Justiça valida ato da Prefeitura de Araguaína e mantém área da Chácara 514 com o município, mas anula desmembramento do imóvel

Um imóvel urbano com área de 13.137,25 m², que teve a incorporação ao patrimônio municipal…

8 horas ago

TJTO abre campanha Varal Solidário 2026 e mobiliza doações para o Pop Rua Jud em Araguaína e Gurupi

O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) deu início à campanha Varal Solidário 2026, que…

10 horas ago

Prorrogado prazo de consulta pública sobre desafios do Judiciário até 27/2

O prazo para envio de sugestões ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para o enfrentamento…

13 horas ago

Em Taquaruçu, pequenos negócios viram vitrine do Sebrae para lideranças nacionais | ASN Tocantins

Depois de reuniões técnicas e agendas institucionais em Palmas, lideranças nacionais do Sebrae deixaram os…

14 horas ago

Poder Judiciário Tocantinense e Esmat certificam 88 residentes da Turma III do Programa de Residência em Prática Jurídica

O Poder Judiciário Tocantinense, por meio da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), realizou, nesta…

17 horas ago