A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), realizou na tarde desta terça-feira, 18, uma reunião de alinhamento com os psicólogos e assistentes sociais aprovados no concurso da Educação. O objetivo da reunião foi apresentar as diretrizes e as políticas da rede municipal de ensino da Capital, além de alinhar as expectativas e responsabilidades dos novos servidores com as melhores práticas pedagógicas, em atendimento às necessidades da comunidade escolar.
Conforme a Semed, foram aprovados no último concurso 30 psicólogos e 17 já tomaram posse. Para o cargo de assistente social foram disponibilizadas 30 vagas e 23 desses profissionais estão em exercício. Os novos psicólogos e assistentes sociais integram o Núcleo de Atendimento Psicossocial (NAPS) nas Unidades Escolares (UEs), atuando em conjunto com a orientação educacional. Dentre as suas atribuições está a de mediar e intervir em situações diversas, oferecendo suporte e ações direcionadas às várias demandas do cotidiano escolar.
A superintendente de Gestão Escolar, Nílva Leal, destacou que o momento é de acolher os profissionais e estreitar os laços para que eles possam conhecer melhor a estrutura e o funcionamento da secretaria. “Este é o nosso primeiro contato e outras formações irão ser realizadas ao longo do ano. Desejamos construir um espaço de segurança, diálogo e acolhimento para estes profissionais que desempenham um papel fundamental para uma educação mais inclusiva e responsiva com as demandas da comunidade.”
Durante a reunião os servidores apresentaram suas expectativas e sugestões para melhorar o atendimento às necessidades dos estudantes e da comunidade escolar. A mais nova servidora efetiva municipal aprovada no cargo de psicóloga, Maria de Fátima, falou da importância desse canal de comunicação entre os profissionais e a administração educacional. “É uma experiência nova. Estou feliz pela oportunidade, pela efetivação da política pública e pela garantia da presença do psicólogo na escola. Fico grata também por que a gestão da Semed está atenta à nossa necessidade de diálogo e alinhamento”, afirmou.
Legislação
Em Palmas, a Lei nº 13.935/2019 foi regulamentada pela Lei nº 2.804/2022, que dispõe sobre a organização e o funcionamento dos serviços de psicologia e serviço social na rede municipal de ensino. A legislação municipal detalha as atribuições dos profissionais, a forma de atuação nas escolas, a carga horária, os critérios de seleção e outras questões importantes para a implementação efetiva da lei.
Texto: Taygo Mello
Edição: Iara Cruz
1/2
Prefeitura de Palmas orienta passo a passo para posse de nomeados do concurso da Saúde…
Prefeitura de Palmas promove capacitações para micro e pequenos empreendedores da Capital A Casa do…
Procon de Palmas orienta sobre mudanças nas regras para venda de ovos Órgão destaca que…
Prefeitura de Palmas divulga relação dos candidatos classificados para residência multiprofissional em saúde No total,…
Coordenadora da bancada federal, a senadora Professora Dorinha Seabra (União) confirmou o pagamento da emenda…
Prefeitura de Palmas participa de discussões para aprimorar o atendimento na rede pública de saúde…