A campanha de conscientização “Verão Sem Assédio: Não é Não”, realizada pela Prefeitura de Palmas, através da Secretaria Municipal da Mulher (Semup), chega neste sábado, 19, às praias da Graciosa e do Prata, a partir das 9h30, com o objetivo de reforçar os direitos das mulheres e combater o assédio sexual, especialmente no período de festas e eventos típicos do verão.
Na tarde desta sexta-feira, 18, a ação foi realizada no Paço Municipal, com visita a todas as secretarias, ocasião em que foi entregue material informativos sobre direitos das mulheres e sobre os canais para busca de ajuda e denúncias contra práticas abusivas e de violência, como o Disque 100, e sobre as Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher (Deams), presentes na cidade.
Conscientização
A campanha busca alertar a população sobre a importância do respeito ao espaço e à vontade das mulheres, destacando a frase “Não é Não” como forma de comunicar que qualquer tipo de assédio é inaceitável, independente da situação ou do contexto. Outro ponto a destacar é que com a chegada do verão e temporada de praias, a incidência de casos de assédio sexual tende a aumentar.
“Esta é uma situação que nos preocupa, o que nos motivou a trabalhar com prevenção e usar a informação como ferramentas para garantir que este seja um período de diversão e não de violência”, destacou a secretária Solange Duailibe.
Já a secretária-executiva da Pasta, Marisa Sales, disse que a intenção é garantir que as mulheres possam curtir o verão com liberdade, segurança e respeito. “O assédio sexual é uma violação dos direitos das mulheres, e precisamos criar uma cultura de respeito em nossa cidade. A campanha ‘Verão Sem Assédio: Não é Não’ tem esse propósito”, afirmou Marisa.
Além das praias
Além da temporada de praias, a Secretaria da Mulher planeja expandir esse tipo de ação para outras datas comemorativas, promovendo a cultura do respeito ao longo do ano, com o intuito de fortalecer a luta contra o assédio e qualquer tipo de violência contra as mulheres. “Com ações como essa, Palmas se posiciona cada vez mais como uma cidade comprometida com a igualdade de gênero e com a luta pelos direitos das mulheres”, destacou a secretária Solange.
texto: Georgethe Pinheiro
Edição: Juliana Matos
O juiz João Alberto Mendes Bezerra Júnior homologou, nesta sexta-feira (18/7), pelo Centro Judiciário de…
Restam poucas vagas para oficina de rimas com MC Mamuti neste domingo, 20 Programação da…
Prefeitura de Palmas intensifica serviços de troca de grelha em bocas de lobo no Plano…
Unidade de Saúde de Buritirana estará fechada temporariamente para conclusão de reforma USF Walter Pereira…
A assistência estudantil para alunos de universidades públicas agora está entre as prioridades na destinação…
Prefeito Eduardo Siqueira Campos volta ao cargo e reestrutura equipe na Prefeitura de Palmas Mudanças…