Categories: Palmas

Prefeitura de Palmas realiza capacitações para profissionais da saúde com foco no sarampo | Prefeitura Municipal de Palmas


Prefeitura de Palmas realiza capacitações para profissionais da saúde com foco no sarampo

Além de reforço da vacinação, o manejo clínico de casos suspeitos e o fluxo da coleta de exames também foram abordados

Diante do cenário atual do Tocantins com casos confirmados de sarampo, a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) de Palmas iniciou, na manhã desta terça-feira, 29, a capacitação de profissionais de saúde, dentre médicos e enfermeiros, sobre o manejo clínico de casos suspeitos da doença, fluxo da coleta de exames e o protocolo vacinal indicado para cada situação. Também foi apresentado aos profissionais de saúde o projeto Missão Imunizar, que tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal em Palmas.

Mais de 110 profissionais de saúde, dentre médicos e enfermeiros, foram capacitados nas duas primeiras turmas. À tarde, será a vez dos coordenadores das Unidades de Saúde da Família (USFs) e das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). A formação seguirá nesta quarta-feira, 30, com mais dois grupos no período matutino e uma no período vespertino.

A diretora de Vigilância em Saúde da Semus, Adriana Victor Ferreira Lopes, explica que Palmas está atenta e preparada para realizar o bloqueio dos casos (se surgirem) no período oportuno. “Elaboramos um Plano de Contingência e revisamos os protocolos de atendimento. Iniciamos as capacitações dos profissionais para que, já na triagem de um caso suspeito, o paciente seja atendido numa sala de isolamento para evitar a circulação até mesmo dentro da unidade porque uma pessoa doente pode contaminar de 12 a 18 pessoas.”

Por ser uma doença que já estava controlada no Brasil, muitos médicos e enfermeiros nunca fizeram atendimento de sarampo. A médica Cinthya Kamila é uma delas, atuante na USF Laurides Lima Milhomem, para ela é uma oportunidade poder relembrar como é a condução correta dos casos. “Isso nos traz mais segurança durante a abordagem, especialmente por sermos peças-chave para o devido controle do sarampo, principalmente nas unidades básicas que são portas de entrada de escolha da maioria da população”, disse. 

Texto: Gabriela Letrari

Edição: Iara Cruz

Capacitação com profissionais de saúde seguirá nesta quarta-feira, 30 – Foto: Divulgação



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Semed Palmas orienta rede municipal acerca de atualização das formações obrigatórias para profissionais da Educação Especial Inclusiva | Prefeitura Municipal de Palmas

Semed Palmas orienta rede municipal acerca de atualização das formações obrigatórias para profissionais da Educação…

12 horas ago

Projeto de reforma do Camelódromo avança e obras da primeira fase começam em 2026 | Prefeitura Municipal de Palmas

Projeto de reforma do Camelódromo avança e obras da primeira fase começam em 2026 Obra…

12 horas ago

Comarca de Araguaína adere, mais uma vez, à Campanha Papai Noel dos Correios

A Comarca de Araguaína participou, mais uma vez, da Campanha Papai Noel dos Correios, iniciativa…

13 horas ago

Mais de 1,6 milhão de registros assistenciais na Atenção Primária ampliam acesso e fortalecem a saúde pública em Palmas | Prefeitura Municipal de Palmas

Mais de 1,6 milhão de registros assistenciais na Atenção Primária ampliam acesso e fortalecem a…

13 horas ago

Prefeitura de Palmas amplia infraestrutura esportiva em 2025 | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas amplia infraestrutura esportiva em 2025 Investimentos garantiram mais quatro quadras poliesportivas em…

13 horas ago

Sistemas administrativos do Poder Judiciário terão parada técnica de sexta a segunda-feira (19 a 22/12)

O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) informa que a infraestrutura hiperconvergente (HCI) passará por…

14 horas ago