A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Ação Social (Semas), retomou neste mês a realização do Diagnóstico de Segurança Alimentar, por meio da Escala Brasileira de Insegurança Alimentar (Ebia). O objetivo da iniciativa da Gerência de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) é identificar o grau de insegurança alimentar que as famílias atendidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) se encontram.
Segundo o gerente da SAN, Felipe Coelho, já foram aplicados 204 questionários e os dados devem ser tabulados neste primeiro semestre. Ele acrescenta que “o objetivo do trabalho, desenvolvido pela gestão municipal, é que, com a aplicação da escala, possam ser implementadas políticas de segurança alimentar para melhorar as condições de alimentação e saúde da população, em especial, das famílias que apresentarem níveis de insegurança alimentar.”
A presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Palmas (Comsea), e docente da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Eloise Schott, também falou da iniciativa. “Nós do Comsea, estamos acompanhando essa e outras atividades, e buscamos atuar de modo a estabelecer um diálogo permanente entre o governo municipal e a sociedade civil, com o objetivo de auxiliar e acompanhar a formulação de políticas públicas para a garantia do direito humano à alimentação adequada”, destaca.
Escala de Insegurança Alimentar
Os questionários aplicados nos Cras da Capital têm como referência a Escala Brasileira de Insegurança Alimentar (Ebia), implantada no Brasil em 2004 para avaliar a fome e os níveis de segurança alimentar e nutricional da população. A Ebia classifica os domicílios em quatro categorias: Segurança Alimentar, Insegurança Alimentar Leve, Insegurança Alimentar Moderada ou Insegurança Alimentar Grave. (Com informações do portal do Ministério da Saúde)
Texto: France Santiago
Edição: Iara Cruz
Neste domingo (26/10), 159 candidatos participaram da 4ª edição do Exame Nacional da Magistratura (Enam),…
Histórias de coragem, fé e amizade deram o tom da participação do público interno do…
Eram 6h30 da manhã, e diante do prédio do Tribunal de Justiça do Tocantins, um…
“Desafio e superação”. A definição é de Felipe Mesquita Mota, 26 anos, atleta com baixa…
Criação da Secretaria de Segurança Alimentar reforça o compromisso com a dignidade e o combate…
Escola Crispim Pereira realiza ação do projeto Amigos do Meio Ambiente em Taquaruçu A manhã…