A Prefeitura de Palmas deu início a mais uma etapa da ação de encoleiramento de cães em áreas prioritárias de Palmas. Desta vez, será feita a troca das coleiras, após seis meses de colocação da primeira, nos cães residentes nos seguintes bairros: setor Industrial de Taquaralto, Maria Rosa, Belo Horizonte, Palmas Sul, Vista Alegre, Morada do Sol I, II e III, Vale do Sol, Sol Nascente, Jardim Paulista, Jardim Canaã, Jardim Laila, Recanto das Araras I e II e Taquaruçu.
A atividade, iniciada na segunda-feira, 10, é conduzida pela equipe da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ) da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) e tem como objetivo reduzir o risco de transmissão da leishmaniose visceral, também conhecida como calazar.
Os agentes de combate às endemias percorrem os bairros selecionados, visitando as residências para colocar as coleiras repelentes nos cães. O acessório utilizado na ação contém uma substância que atua como repelente e inseticida contra o mosquito-palha, inseto transmissor da doença. A medida faz parte das estratégias de controle da leishmaniose visceral no município e busca reduzir a incidência da zoonose, protegendo os animais e contribuindo para a prevenção da transmissão para humanos.
A leishmaniose visceral é uma doença grave que pode afetar tanto os cães quanto os seres humanos. A Semus reforça a importância da colaboração da população para facilitar o acesso das equipes e garantir que mais cães sejam protegidos contra a doença.
Texto: Rodrigo Marques
Edição: Iara Cruz
Escolas da rede municipal de Palmas realizam mobilização da comunidade vizinha para aumentar a adesão…
Cozinha Show traz chefs de destaque nacional em apresentações exclusivas Babi Frazão, Janaína Torres e…
Fundação Cultural de Palmas inicia seleção de obras para 9º Salão Palmense de Novos Artistas…
Equipe de escola da zona rural de Palmas realiza visitas aos pais de alunos para…
Prefeitura de Palmas garante cadeira de delegada na IV Conferência Estadual LGBTQIA+ do Tocantins Participação…
Saúde de Palmas orienta sobre as vacinas indicadas para cada fase da vida Calendário vacinal…