A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana, fez a retirada de mais de 100 pneus descartados de forma irregular em uma estrada que dá acesso a praias, nas proximidades da Arso 132 (1305). O recolhimento começou na tarde de segunda-feira, 5, e foi finalizado na tarde desta quarta-feira, 7. Todo o material recolhido foi levado para o Ecoponto de Pneus, localizado na área industrial de Taquaralto, local adequado para esse tipo de resíduo.
O descarte irregular é considerado crime ambiental e contraria a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei N.º 12.305/2010), que estabelece que o gerador é o responsável pela destinação correta dos resíduos que produz.
O Ecoponto de Pneus de Palmas funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas, e é amplamente conhecido por borracharias e revendedores locais como o local adequado para o descarte gratuito de pneus. A quantidade de pneus encontrada no ponto clandestino indica que o local é utilizado de forma indevida.
A Prefeitura reforça que o descarte irregular de pneus, além de causar prejuízos ao meio ambiente, representa risco à saúde pública, ao servir de criadouro para o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya
Denuncie
A gestão pede a colaboração da população na fiscalização e denúncia de ações como essa. As denúncias podem ser enviadas pelo e-mail ouvidoria@palmas.to.gov.br. Já os pedidos de serviços da Zeladoria Urbana, pelos telefones (63) 3212-7426 / 3212-7411
Texto: Jéssica Sá
Edição: Denis Rocha
1/1
Nesta sexta-feira (12/9), a Escola de Tempo Integral Almirante Tamandaré, na Arse 132 (1.306 Sul),…
A senadora Augusta Brito (PT-CE) assumiu o cargo de procuradora especial da Mulher na terça-feira…
Debater 152 propostas de enunciados em cinco eixos temáticos (direito público, direito privado, direito penal,…
10/09/2025 - 18:41 Renato Araújo/Câmara dos Deputados Assunto foi debatido na Comissão do Esporte…
Nota de pesar: Agostinho Nunes de Azevedo Agostinho atuava no Viveiro da Capital e era…
Em audiência pública nesta quarta-feira (10), professores e gestores afirmaram à Comissão de Educação (CE)…