Categories: Estado

Presidente do TJTO conhece aplicativo Salve Mulher e SSP pede apoio para uso de ferramenta


Em visita à presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, na manhã desta terça-feira (7/3), o secretário de Segurança Pública do Tocantins, Wlademir Costa, e comitiva da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP) apresentaram o aplicativo Salve Maria, ferramenta desenvolvida para dar mais agilidade às denúncias de crimes de violência doméstica e pedidos de medidas protetivas. Na oportunidade, o gestor da SSP solicitou apoio do Judiciário para que a ideia seja encampada e passe a ser usada pelos tocantinenses.

O secretário defendeu que o aplicativo evita o constrangimento da vítima ter que se deslocar até a delegacia para fazer a denúncia. Para acessar, basta baixar o aplicativo, que está disponível para o sistema operacional Android.

Além de informações sobre ciclos da violência, como e onde denunciar, por meio do aplicativo, as vítimas poderão fazer a denúncia e solicitar medidas protetivas. O preenchimento do formulário é feito em sete passos e, segundo Costa, está dentro dos padrões do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). 

A partir das denúncias, o secretário diz que é gerado um inquérito policial e o caso é encaminhado ao Poder Judiciário. A vítima poderá acompanhar o caso pelo próprio aplicativo.

Lançamento

Conforme informou o secretário, o lançamento do aplicativo está marcado para o próximo dia 14 de março. Ele ressaltou que a equipe da SSP está trabalhando na segurança das informações para proteger os dados e que ainda estão sendo feitos alguns ajustes na ferramenta, que começou a operar no Estado, em fase de teste, em novembro do ano passado por Araguaína.

Ao conhecer a ferramenta, a presidente do TJTO, que na ocasião estava acompanhada do juiz auxiliar da Presidência, Roniclay Alves, e da delegada Milena Lima, chefe da Divisão de Inteligência do Núcleo de Inteligência e Segurança do Tribunal, parabenizou à SSP pelo desenvolvimento do aplicativo e destacou a importância da ferramenta no combate à violência contra a mulher.

Acompanharam o secretário da SSP na visita o corregedor Wanderson Chaves, o delegado-geral da Polícia Civil, Claudemir Luiz Ferreira, e a diretora de Polícia do Interior, Ana Carolina Coelho.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Curso sobre elaboração do Plano Plurianual tem início com a participação de 40 servidores | Prefeitura Municipal de Palmas

Curso sobre elaboração do Plano Plurianual tem início com a participação de 40 servidores Formação…

13 minutos ago

Inscrições para processo seletivo do 1º Coral Juvenil da Fundação Cultural de Palmas são prorrogadas | Prefeitura Municipal de Palmas

Inscrições para processo seletivo do 1º Coral Juvenil da Fundação Cultural de Palmas são prorrogadas…

41 minutos ago

Comissão aprova prioridade para ribeirinhos no Minha Casa, Minha Vida – Notícias

15/09/2025 - 17:52   Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados Romero Rodrigues: região demanda respostas…

1 hora ago

Prefeitura de Palmas executa obras de reforço e recuperação de mais duas pontes na região central da Capital | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas executa obras de reforço e recuperação de mais duas pontes na região…

1 hora ago

Saúde de Palmas investe em melhorias de infraestrutura de unidades para aprimorar atendimento à população | Prefeitura Municipal de Palmas

Saúde de Palmas investe em melhorias de infraestrutura de unidades para aprimorar atendimento à população…

2 horas ago

Inauguração do novo Fórum de Gurupi terá transmissão ao vivo

O novo Fórum da Comarca de Gurupi será inaugurado nesta segunda-feira (15/9), às 15h30, com…

2 horas ago