Categories: Estado

Presidente do TJTO recebe relator do PL sobre recomposição salarial e diz que projeto promove valorização, igualdade de tratamento e segurança jurídica


A presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, recebeu na manhã desta sexta-feira (16/2), o deputado estadual, Júnior Geo, para tratar sobre o Projeto de Lei nº 6/2023 que dispõe sobre a recomposição salarial dos servidores e servidoras do Poder Judiciário do Tocantins (PJTO).

A recomposição salarial dos servidores e servidoras do PJTO está relacionada à perda salarial causada pela conversão da moeda em URV (Unidade Real de Valor) conforme o art. 22 da Lei 8880, de maio de 1994. O PL, aprovado, anteriormente pelo Pleno do TJTO, está relacionada ao cumprimento da Meta 38 do Plano de Gestão do Biênio 2023-2025, que visa “instituir programa de humanização e valorização e humanização de servidores, servidoras, magistrados e magistradas”, além disso, promove a igualdade de tratamento e a segurança jurídica em relação à remuneração de todos os integrantes do Judiciário tocantinense.

Durante a reunião, a desembargadora Etelvina Felipe afirmou que a recomposição salarial é uma reivindicação antiga dos servidores(as) e que não haverá prejuízos para o Judiciário tocantinense. “A aprovação da minuta do projeto foi precedida de todos os estudos necessários, de viabilidade financeira e orçamentária”.

A comissão para desenvolver o “Projeto URV” (Portaria nº 2550/2023) é presidida pelo juiz auxiliar da Presidência, Roniclay Alves de Morais, e conta com a participação da diretora de Gestão de Pessoas, Márcia Mesquita e dos servidores Flávio Leali Ribeiro, Alexs Gonçalves Coelho e Wagne Alves de Lima. Os trabalhos foram acompanhados pela diretora-geral do TJTO, Ana Carina Mendes Souto, e pelo diretor financeiro do TJTO, Gizelson Monteiro de Moura.

Na ocasião, o Diretor financeiro frisou que todos os impactos financeiros estão previstos no orçamento, tanto para o ano em que entrará em vigor (2024) como para os três seguintes, além disso, ressaltou que o estudo segue as orientações da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

O juiz auxiliar da Presidência, Roniclay Alves de Morais reafirmou que o estudo para a elaboração do PL foi feito consciente da legalidade e respeitando todas as questões financeiras e orçamentárias. Ele deixou claro ainda que a recomposição salarial não está relacionada aos passivos que é algo individual e deve ser analisado quem tem ou não direito. 

Tramitação na Aleto

O deputado estadual Júnior Geo, que é relator da PL, disse que a matéria tramita na Comissão de Constituição e Justiça e Redação, e que na próxima semana deve ser entregue um parecer para votação. Depois, deve passar para a Comissão de Finanças e encaminhado ao plenário, provavelmente em março.  “Então eu acredito que talvez no meados do mês de março já tenha sido devidamente aprovado e sancionado pelo governador.”

O deputado ressaltou ainda que, como servidor concursado, é defensor de direitos, “o que é direito do servidor é direito, não tem que questionar”. O parlamentar informou ainda que o PL não foi colocado em votação no ano passado porque, como envolve questões financeiras, precisa de um tempo maior para análise, inclusive, para garantir a segurança jurídica da matéria.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

TJTO promove ação pelo Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) realizou, nesta quarta-feira (10/9), uma ação alusiva ao…

19 minutos ago

População já pode acessar consulta pública sobre uso de contêineres na coleta de resíduos domiciliares em Palmas | Prefeitura Municipal de Palmas

População já pode acessar consulta pública sobre uso de contêineres na coleta de resíduos domiciliares…

31 minutos ago

Prefeitura de Palmas alerta para cuidados com animais durante período de baixa umidade | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas alerta para cuidados com animais durante período de baixa umidade Defesa Civil…

59 minutos ago

Em conferência, secretária de Ação Social de Palmas reafirma compromisso da gestão com políticas voltadas a pessoas idosas | Prefeitura Municipal de Palmas

Em conferência, secretária de Ação Social de Palmas reafirma compromisso da gestão com políticas voltadas…

1 hora ago

Lei libera R$ 520 milhões para ações de defesa civil — Senado Notícias

O Congresso Nacional promulgou a lei que abre crédito extraordinário de R$ 520 milhões em…

1 hora ago

TJTO participa do 1º Encontro Nacional do Programa Novos Caminhos em Brasília

O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) marcou presença no 1º Encontro Nacional do Programa…

1 hora ago