Categories: Estado

Presidente Etelvina fala em dia histórico para o Poder Judiciário ao fazer a outorga dos novos delegatários e delegatárias


“Delegatários e delegatárias, sejam bem-vindos e bem-vindas ao Tocantins em um dia histórico para o nosso Estado e para o Judiciário”, frisou a presidente do Poder Judiciário do Tocantins (PJTO), desembagadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, ao celebrar a aprovação dos novos delegatários e delegatárias do Serviço Notarial Registral do Estado na tarde desta terça-feira (9/1), durante cerimônia no auditório do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) e com a participação dos integrantes do Sistema de Justiça e do representante da Associação dos Notários e Registradores do Tocantins (Anoreg-TO). 

Foram outorgados 51 profissionais que atuarão em diversas comarcas do estado. Confira a lista!

A outorga foi feita pela presidente do TJTO e a investidura dos cargos pela corregedora-geral da Justiça, desembargadora Maysa Vendramini Rosal.

“Realmente hoje é um dia histórico para o Poder Judiciário do Tocantins. Ao receber cada um dos senhores e das senhoras neste evento tão significativo, simbólico, histórico, no qual é celebrada a aprovação dos novos delegatários, delegatárias do Serviço Notarial Registral do Estado de Tocantins”, pontuou a presidente.

“Peço a cada um dos aprovados que realize seu trabalho com zelo, comprometimento e seriedade. Temos muito a oferecer a todo o Estado”, lembrou a presidente do TJTO. 

“Desembargador Lamonier, hoje é o Dia do Fico como o senhor lembrou. E eu quero que vocês fiquem, né desembargador?” brincou a desembargadora. Ao se dirigir aos novos delegatários e delegatárias. “Espero que realmente abracem esse Estado. Esse é um momento realmente de consagração do concurso”.

Sobre as funções

Cabe aos notários – ou tabeliões –  a atuação nos cartórios na garantia da autenticidade, publicidade e segurança jurídica de atos importantes, como escrituras públicas, procurações e atas notariais; formalização de atos jurídicos de interesse das partes, como uma compra e venda; auxiliar o Estado no cumprimento das leis e fiscalização dos impostos; conferir autenticidade aos atos e negócios jurídicos contidos nos documentos que redigem, entre outros serviços. Já os delegatários são responsáveis por preservar a segurança  jurídica e publicidade. 

Autoridades marcaram presença

Participaram do evento, a corregedora-geral da justiça, desembargadora Maysa Vendramini Rosal; a vice-presidente do TJTO, desembargadora Ângela Prudente; o presidente da Comissão de Seleção e Treinamento do TJTO, desembargador Eurípedes Lamounier; o presidente da Comissão do concurso, desembargador Adolfo Amaro Mendes; a desembargadora Angela Haonat; a juíza auxiliar da Presidência do TJTO, Rosa Maria Gazire Rossi; o juiz auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça, Ariostenes Guimarães;  o procurador geral de Justiça, Luciano César Casaroti; o juiz convocado Jocy Gomes de Almeida;  o juiz Márcio Soares da Cunha; o subdefensor público-geral do Estado, Pedro Alexandre; o presidente da OAB/TO, Gedeon Pitaluga; e a presidente da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ), Gizella Magalhães Bezerra.

 

 

“Os delegatários e as delegatárias vão prestar um serviço muito importante para a sociedade”, diz desembargadora Maysa Vendramini

“A solenidade de investidura nos cargos de delegatários (as) é um momento significativo, marcado pela formalidade e responsabilidade”, ressaltou a corregedora-geral da Justiça do Tocantins, desembargadora Maysa Vendramini Rosal, nesta terça-feira (9/1), durante a cerimônia de ourtoga e investidura de titularidades das serventias extrajudiciais do Tocantins e posse dos novos delegatórios. 

“É momento de assumir o compromisso de zelar pela integridade e veracidade dos registros, dando a necessária segurança jurídica aos usuários”, frisou a corregedora, lembrando que eles “vão prestar um serviço muito importante para a sociedade”.

Função vitalícia

Presidente da Comissão de Seleção e Treinamento do Tribunal de Justiça, o desembargador Eurípedes Lamounier classificou a solenidade como um momento de imensa alegria para o Judiciário. “Hoje, por fim, estamos possibilitando esta entrega e não poderia ter uma data mais específica, 9 de janeiro”, ressaltou, lembrando que 9 de janeiro de 1922 foi o Dia do Fico. 

“Desejo a todos vocês que, neste momento recebem a outorga de suas respectivas serventias extrajudiciais e que ali vão permanecer enquanto vida tiverem, pois é, é uma função vitalícia, portanto, o momento é de agradecer. O Estado do Tocantins e o Poder Judiciário dependem muito de vocês”, concluiu.

O desembargador Eurípedes Lamounier elogiou o trabalho da presidente do TJTO, desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, e também de Maysa Vendramini Rosal, corregedora-geral de Justiça, bem como de sua equipe à frente do certame.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Aprovado pagamento a servidores de benefícios congelados na pandemia — Senado Notícias

O Plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (16) o projeto que autoriza os estados, o…

9 horas ago

PEC da polícia científica segue para a Câmara — Senado Notícias

A proposta de emenda à Constituição que inclui as polícias científicas entre os órgãos de…

10 horas ago

Plenário adia votação de projetos sobre criação de fundos da Justiça — Senado Notícias

Os projetos que criam quatro fundos ligados ao sistema de Justiça foram retirados da pauta…

11 horas ago

Secretaria Municipal de Educação e Sintet tratam de temas estratégicos para 2026 | Prefeitura Municipal de Palmas

Secretaria Municipal de Educação e Sintet tratam de temas estratégicos para 2026 Foram apresentados e…

11 horas ago

Prefeitura de Palmas reformula decreto do Programa Família Extensa para ampliação do público | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas reformula decreto do Programa Família Extensa para ampliação do público Com a…

11 horas ago

1ª Vara Criminal de Palmas define calendário do Júri para 2026 com previsão de 40 julgamentos

O juiz Cledson José Dias Nunes, titular da 1ª Vara Criminal da Comarca de Palmas,…

12 horas ago