O professor Edivaldo dos Santos Junior, da Escola de Tempo Integral Almirante Tamandaré, apresentou nesta terça-feira, 22, no campus Palmas da Universidade Católica do Tocantins, o jogo digital de tabuleiro Pegadas da Inclusão. O material interativo é voltado ao ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) no contexto do Ensino Médio Integrado e foi desenvolvido durante o curso de mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) no Instituto Federal do Tocantins (IFTO), em 2020.
O projeto foi selecionado para participar do Dia Mundial da Criatividade, evento aberto a participantes do Brasil e de outros países que desejam integrar o ecossistema de criatividade e inovação em suas cidades. Em Palmas, a iniciativa foi voltada a professores ou profissionais que utilizam a língua visual e gestual, possibilitando a apresentação do jogo e o aprendizado de sua aplicação junto a pessoas em processo de aprendizagem da Libra.
Ferramenta inclusiva
Trata-se de um jogo de tabuleiro digital triplo-semântico — Libras, português na modalidade escrita e ilustrações, com o objetivo de ampliar a circulação da Libras nos espaços educacionais. Sua criação foi baseada em análises teóricas sobre a educação de surdos, entrevistas com estudantes e intérpretes de Libras, rodas de conversa com alunos ouvintes e surdos, além da colaboração de professores de ambas as comunidades.
A pesquisa que fundamenta o projeto foi realizada com uma turma do 2º ano do curso técnico em eventos do Ensino Médio Integrado do IFTO, campus Palmas, entre novembro e dezembro de 2020.
Edivaldo é mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo IFTO e pós-graduado em Libras, Educação Especial e Educação Infantil com ênfase no ensino da Libras. Também é bacharel em Teologia e licenciado em Sociologia e Letras-Libras.
O World Creativity Day, que promoveu a ação, tem como missão construir uma comunidade global de líderes criativos, educadores, empreendedores, investidores, criadores de conteúdo, pesquisadores e outros agentes de mudança. A data, celebrada em 21 de abril, foi instituída pela Resolução 71/284 da ONU e reúne milhares de atividades gratuitas voltadas ao desenvolvimento humano em todo o mundo.
Texto: Rogério Franco
Edição: Wédila Jácome
Durante o período do Carnaval, o Poder Judiciário do Tocantins atuará em regime de plantão,…
Ao lado do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do vice-presidente, Geraldo Alchmin,…
“A correição é um momento de diálogo, escuta e construção conjunta. A Corregedoria está à…
Teve início na manhã desta quinta-feira (12/2), em São Luís (MA), a 62ª edição do…
O Carnaval no Brasil, historicamente associado à festa e à celebração popular, é também considerado…
Em resposta à escalada da violência de gênero, que registra que quatro mulheres são vítimas…