Palmas será palco da estreia do projeto “Biblioteca Mágica Itinerante Inclusiva – (Re)encantando a formação de leitores com magia e poesia”, idealizado pela professora da rede municipal Gislene Camargos, que também é escritora e doutora em Letras pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). A programação de estreia será aberta ao público e ocorrerá na próxima sexta-feira, 30, com uma ‘Roda Poética’ e apresentações de outros escritores, declamação de poemas, música ao vivo, e ocorrerá em dois momentos: às 9 horas, na Escola de Tempo Integral (ETI) Padre Josimo, e às 17h30, no Museu Casa Suçuapara, no Parque Cesamar.
Sobre o projeto
O projeto é desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal da Educação de Palmas (Semed), permitindo desenvolver ações nas escolas da rede municipal de ensino e também na formação dos servidores que atuam nas bibliotecas. A proposta, que foi aprovada com recursos da Lei Aldir Blanc (PNAB) do município de Palmas, tem como objetivo promover o acesso à literatura, à poesia e à cultura de forma inclusiva, itinerante e encantadora.
Com mais de 20 anos de atuação em Palmas, o projeto Biblioteca Mágica está com novo formato itinerante e acessível, proporcionando maior experiência literária e artística voltada para crianças, jovens, educadores, artistas locais, pessoas com deficiência e o público em geral, estimulando a leitura, a escrita criativa e o reconhecimento da produção cultural tocantinense.
As atividades serão realizadas prioritariamente em escolas públicas e espaços culturais com acessibilidade arquitetônica, comunicacional e atitudinal, reforçando o compromisso com a inclusão social e a democratização da cultura.
Texto: Juscelene Melo
Edição: Wédila Jácome
Apresentações do Natal Luz encantam o distrito de Taquaruçu Programação segue no fim de semana…
Educação de Palmas divulga resultado preliminar da análise de currículos dos candidatos a diretor escolar…
Semed Palmas orienta rede municipal acerca de atualização das formações obrigatórias para profissionais da Educação…
Projeto de reforma do Camelódromo avança e obras da primeira fase começam em 2026 Obra…
A Comarca de Araguaína participou, mais uma vez, da Campanha Papai Noel dos Correios, iniciativa…
Mais de 1,6 milhão de registros assistenciais na Atenção Primária ampliam acesso e fortalecem a…